AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / VIVER BEM

Da Zona Azul ao minimalismo: conheça as principais tendências de bem-estar do momento

Não faltam tendências de bem-estar espalhadas nas redes sociais; selecionamos as principais em uma lista e indicamos como você pode incluir na rotina

Confira quais são as principais tendências de bem-estar para adotar em seu dia a dia - Unsplash
Confira quais são as principais tendências de bem-estar para adotar em seu dia a dia - Unsplash

Você já se sentiu cansada e percebeu que precisava adotar novos cuidados no seu dia a dia para se sentir melhor? Em meio às rotinas cheias de informações, trabalho, cuidados domésticos, cuidados com os filhos e tantos outros afazeres, ter um tempo para si se torna fundamental. Que tal acompanhar as principais tendências de bem-estar do momento que tem viralizado nas redes sociais e podem te ajudar a desacelerar?

Um relatório produzido pela BrandLovrs, plataforma de Creator Marketing, destacou a importância da preocupação com saúde a longo prazo quando se trata de bem-estar. Tanto que é um mercado que movimenta muito dinheiro. “O mercado de bem-estar é muito promissor e já gira 1,8 trilhões de dólares no mundo, segundo um estudo da McKinsey”, explica Bianca Brito, Diretora de Marketing de Indústria da BrandLovrs.

Pensando nisso, AnaMaria listou as principais tendências de bem-estar que estão em alta nas redes sociais. Confira a seguir!

Desacelerar e ritualizar

Uma das tendências que estão em alta é um estilo de vida mais calmo acompanhado de rituais diários. Neste caso, o foco do bem-estar está em atividades relaxantes e viagens focadas em desaceleração ou meditação. No Pinterest, a busca pelo termo Slow Travel [viagem lenta, em português], teve um aumento de mais de 145% de 2023 para 2024.

Além disso, o Relatório Hilton sobre “tendências emergentes que estão inovando a experiência de viagem” aponta que mais da metade das pessoas acreditam que suas próximas viagens precisam se relacionar ao bem-estar físico ou mental.

Ou seja, a ideia não é fazer aquelas viagens corridas para conhecer várias cidades em um curto período de tempo. Já considerou usar suas próximas férias para conhecer um único lugar, entender como funciona a dinâmica e cultura do local, além de conhecer a si mesma? Aqui a dica de bem-estar é viver a experiência sem pressa, sem correria, sem estresse e, principalmente, sem roteiro.

@centroeuropeubr Você sabe o que é Slow Travel? Confira conteúdos como esse e muito mais no Euro+ (link na bio) #centroeuropeu#soucentroeuropeu#ce#turismo#viagem#tiktoktravel#slowtravel♬ som original - Centro Europeu

Bem-estar presente na saúde

Já reparou que, desde a pandemia, as pessoas têm procurado mais por serviços de saúde? Nos últimos anos, eles têm ganhado espaço significativo no mercado de bem-estar. “Tem um crescente interesse por serviços que atendem às necessidades de saúde física e mental, como personal trainers, nutricionistas e terapeutas”, afirma Bianca.

Só no Tiktok são mais de 330 mil publicações de rotinas pessoais e personalizadas. Logo, cuidar da saúde mental e física é um cuidado de bem-estar que pode ajudar a lidar com a rotina corrida e exaustiva. Que tal procurar a ajuda de profissionais de saúde agora mesmo?

@psicologiacortes_ vale a pena fazer terapia? #terapia#psicologia♬ som original - psicologia cortes

Quanto mais natural, melhor

Quem acompanha o universo de Beleza deve ter notado que as rotinas de skincare e bem-estar já foram recheadas de passo a passo com os mais variados produtos. Mas, isso parece ter ficado no passado, afinal, a filosofia do momento é o "menos é mais".

Isso significa simplificar os cuidados pessoais e promover uma abordagem mais sustentável e consciente, usando menos produtos, porém valorizando a qualidade e versatilidade. Trata-se de uma atitude que reduz o excesso de consumo e, consequentemente, o descarte.

Se antes você usava cerca de cinco produtos no skincare, que tal reduzir para três [limpeza, hidratação e proteção]? Se usava cinco esmaltes diferentes para fazer as unhas, diminua para três, por exemplo. Pensar com mais sustentabilidade vai facilitar o seu dia a dia e ainda reduzir o seu impacto ambiental.

@dermatosemfrescura#skincarebrasil#dicasdebeleza#desinfluenciando#desinfluencer#cosmeticos#rotinadeskincare♬ The Bug Collector - Haley Heynderickx

Mais saudável do que nunca

Uma das grandes e principais tendências de bem-estar é o 'ser saudável'. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela SaudaBe sobre saudabilidade na geração Z, 37% dos jovens afirmaram que buscam ser mais saudáveis, mesmo com dificuldade. Outros 24% disseram estar no início de uma vida saudável, enquanto 20% já têm uma vida equilibrada na saudabilidade.

Não tem como fugir de uma alimentação mais saudável - que se adeque ao seu dia a dia e seja orientada por um profissional de saúde - e nem da prática de atividades físicas - que certamente vão te proporcionar um tempo para si mesmo. Aqui vale buscar entender melhor sobre comida e nutrientes, além de adotar um exercício físico e evoluir aos poucos, como uma caminhada.

@doutorbarakat Sabia que caminhar não só beneficia a saúde física, mas também impulsiona o funcionamento cerebral? #drbarakat#caminhada#exerciciofisico#atividadefisica#cerebro#saudecerebral#vidasaudavel#envelhecimento#saude♬ Adriana - ChingyKlean

Longevidade e as Zonas Azuis

Em todo o mundo, as pessoas estão vivendo mais. Em 2020, o mundo tinha 1 bilhão de pessoas com mais de 60 anos. Espera-se que, até 2050, 2,1 bilhões de pessoas terão 60 anos ou mais, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Além disso, 74% das pessoas em todo o mundo afirmam que gostariam de chegar até os cem anos, mas como centenários saudáveis. É neste cenário que surgem as chamadas 'dietas das Zonas Azuis', isto é, lugares com alta incidência de pessoas centenárias.

No mundo existem apenas cinco Zonas Azuis: Okinawa, no Japão, Loma Linda, nos Estados Unidos, Icária, na Grécia, Península de Nicoya, na Costa Rica, e Sardenha, na Itália.

A dica de bem-estar para chegar até os 100 anos com saúde é, portanto, seguir as "dietas das Zonas Azuis". Ela consiste no grande consumo de vegetais em detrimento de industrializados e são inspiradas no estilo de vida desses lugares. Viver mais e melhor pode começar usando os centenários como referências.

Quanto mais flexível, melhor

Já ouviu falar da 'segunda-feira sem carne'? Uma das tendências de bem-estar é a dieta flexitariana, que combina alimentação à base de plantas com consumo ocasional de carne. É uma abordagem cada vez mais popular, especialmente entre as gerações mais jovens, impulsionada por preocupações com saúde e meio ambiente.

Não se trata de tornar-se vegetariano ou vegano, mas sim de diminuir o consumo de carne para colaborar com uma alimentação e um meio ambiente mais saudável. Comece elegendo um dia da semana para não consumir carne e note como seu corpo reage com o passar das semanas.

@receitasdavero Flexitarianismo - já tinha ouvido falar? #comida#flexitariana#flexitariano#alimentação♬ som original - Vero Rodríguez

Escrita e leitura terapêutica

Bem-estar, na maioria das vezes, significa ter um tempo para si. Por acaso você conhece a escrita e leitura terapêutica? São atividades que ajudam a lidar com ansiedade e outros problemas emocionais, além de permitirem que você tome mais conhecimento sobre você mesma.

Pegue um papel, uma caneta e escreva sobre suas experiências, seus sentimentos, os medos, os traumas, as angústias e tudo aquilo que tiver vontade, sem qualquer julgamento. Faça disso um hábito para seu dia a dia e perceba o quanto isso pode te impactar positivamente no decorrer do tempo.

@canalprofundamente Utilizar a escrita como ferramenta terapêutica é extremamente importante e recomendado por diversos especialistas. Comece hoje mesmo a escrever tudo o que está sentindo. #fabriciocarpinejar#tudoemmentepodcast#carpinejar#terapia#autoconhecimento#escritaterapia#saudemental#saudeemocional♬ som original - profundamente

Esquecer o celular

A gente sabe que o celular é quase uma extensão dos nossos corpos. Atualmente, vivemos conectados, buscando as mais variadas informações. Ao mesmo tempo que isso é bom, também é ruim na mesma medida. Lidar com muitos conteúdos diariamente pode afetar negativamente nosso lado mental, provocando a falta de concentração, por exemplo.

Se você deseja ter mais bem-estar no seu dia a dia, deixe um pouco o celular de lado. Nas refeições, nas atividades físicas ou na hora de assistir um filme, largue o aparelho longe. E, principalmente, desligue qualquer tela pelo menos 30 minutos antes de dormir. Isso trará mais qualidade para sua noite de sono.

@rafaelgrattap Eu subestimava isso até ver que a SIMPLES PRESENÇA do celular ali perto já atrapalha significativamente sua capacidade cognitiva: precisamos entender o porque de algo para realmente aplicar! Conta pra gente aqui nos comentários: você tem o hábito de deixar o celular longe? Percebe a diferença? Percebe que, com ele perto, acaba procrastinando muito mais e executando pouco? #foco#procrastinação#saudemental#concentração♬ som original - Rafael Gratta

Leia mais:

Yoga na menopausa: prática alivia sintomas e promove o bem-estar geral
Como dormir melhor: mudanças simples na rotina podem fazer milagres pela sua saúde