AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / Força

Representatividade da mulher gorda: elas quebram padrões e ganham destaque

Até pouco tempo, personagens plus size serviam apenas como alívio cômico e eram representadas de forma bem caricata

*Dani Rudz, colunista de AnaMaria Publicado em 14/05/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mariana Xavier, Mayara Russi e Tati Machado - Fábio Rocha/TV Globo/ Instagram @mayararussi/ Gshow/Divulgação
Mariana Xavier, Mayara Russi e Tati Machado - Fábio Rocha/TV Globo/ Instagram @mayararussi/ Gshow/Divulgação

Quando se trata de amar o próprio corpo, toda mulher tem dificuldade em fazê-lo por completo. Seja por só conseguir enxergar defeitos ou não saber por onde começar, ela está sujeita a baixa autoestima. Quando gorda, essa questão é ainda mais forte, visto que isso vai contra o padrão de beleza. Assim, é difícil encontrar corpos fora do padrão em novelas, revistas, propagandas e programas de televisão e, quando isso ocorre, é sempre de forma pejorativa.

Até pouco tempo, as personagens gordas serviam apenas como alívio cômico e eram representadas de forma bem caricata. Não podiam ser consideradas bonitas, nem bem-sucedidas, não eram a opção romântica para ninguém e, tampouco, protagonistas. Quando falamos dessa representatividade no Brasil, a realidade ainda é bem recente.

Felizmente, com a ascensão do mercado plus size, da busca pelo amor próprio e da luta pela liberdade do corpo, algumas mulheres têm se destacado e trazido a representatividade que muitas nunca tiveram. Conheçam algumas delas!

TATI MACHADOFoto: Fábio Rocha/TV Globo

A jornalista Tati Machado está há pouco tempo na TV, mas já é um sucesso. Seu talento tornou sua participação curinga no entretenimento da TV Globo. Ela atua como comentarista nos programas 'Se Joga', 'É de Casa' e 'Encontro com Fátima Bernardes'.

Estamos tão acostumadas a ver somente mulheres 'padrões' comentando em programas de entretenimento, que é um orgulho vê-la ocupando esse espaço. Com tanto destaque, Tati sonha em apresentar um programa próprio algum dia e eu estarei pronta para acompanhá-la! Bora?!

LUANA XAVIERFoto: Instagram @luaxavier

A atriz e apresentadora Luana Xavier saltou do teatro para a televisão. Atuou na novela 'Sol Nascente', da TV Globo, está no elenco da quinta temporada da série 'Sessão de Terapia'. Ao lado da atriz Fernanda Paes Leme, ainda viaja pela América Latina no programa 'Viagem a Qualquer Custo' da GNT.

Luana também é conhecida por suas falas sobre temas como negritude, racismo, religiões de matriz africana e corpo livre. Ela leva assuntos essenciais para debates televisionados com muita leveza e, claro, vivência. É sempre um aprendizado assisti-la!

FABIANA KARLA

Foto: Instagram @fabianakarlareal

A atriz, apresentadora e humorista, Fabiana Karla, teve sua ascensão no programa 'Zorra Total'. Também viveu Cacilda, uma mulher fora dos padrões que esbanja autoestima na nova 'Escolinha do Professor Raimundo' e se tornou uma das apresentadoras do programa 'Se Joga', todos da TV Globo. 

Recentemente, a artista estreou seu novo filme, ‘Lucicreide Vai pra Marte’, que une ciência e humor em um divertido roteiro estrelado por uma de suas personagens de maior sucesso. Com muito empoderamento e humor, a atriz é pura representatividade! 

MARIANA XAVIERFoto: Gshow/Divulgação

A atriz Mariana Xavier estourou em 2013 com a personagem Marcelina, no filme 'Minha Mãe é Uma Peça'. Dois anos depois, fez sucesso em 'I Love Paraisópolis' com a personagem Claudete, apelidada de “Gordelícia”, que esbanjava autoestima e autoconfiança por onde passava.

Desde então, Mariana tem engatado trabalhos de sucesso e sido considerada referência como atriz e personalidade. A prova disso foi sua personagem Biga, na novela 'A Força do Querer', uma secretária e modelo plus size que inspirou muitas mulheres e mostrou que gordas também entendem de moda e podem, sim, ser modelos. 

Mari também quebrou tabus ao ser escolhida como protagonista do clipe “Jenifer”, sucesso do cantor Gabriel Diniz, que virou hit em um Carnaval passado. Esse papel geralmente é representado por mulheres que estão dentro do padrão de beleza.

CACAU PROTÁSIOFoto: Instagram @cacauprotasiooficial

A atriz Cacau Protásio fez parte do elenco de grandes novelas, como 'O Clone', 'Páginas da Vida', 'A Diarista', 'Malhação', 'Ti Ti Ti' e Avenida Brasil'. Ela teve, ainda, bastante destaque no carnaval: em 2015, saiu na Comissão de Frente da Ilha, fantasiada de Branca de Neve, num questionamento sobre padrões de beleza, enredo que a escola apresentou na época.

Cacau também dá vida à personagem Terezinha, uma mulher fogosa que esbanja empoderamento no programa 'Vai que Cola', do Multishow. A atriz ainda foi protagonista da versão de televisão da peça 'Trair e Coçar é só Começar'. 

MAYARA RUSSIFoto: Instagram @mayararussi

A modelo plus size estreou na televisão quebrando padrões. Ao lado das também modelos Fluvia Lacerda e Denise Gimenez, ela participou do reality show 'Beleza GG', que está em sua segunda temporada.

Mayara irá fazer, ainda, sua estreia como atriz na 2ª temporada de 'Verdades Secretas', produção da Globoplay, em que interpreta Vitória, uma modelo plus size bem-sucedida na carreira e que estará envolvida em muitas tramas de suspense. Em uma produção que aborda o mundo fashion, nada mais justo trazer a realidade de modelos plus size também.

LETTICIA MUNNIZFoto: Karla Brights

A modelo e apresentadora Letticia Munniz têm sido destaque quando o assunto é quebrar padrões. Ela chegou aos holofotes como comediante e decolou como modelo. Além de ser a escolha para expressar diversidade em várias campanhas publicitárias, a modelo também estampou revistas, como Glamour, Elle e Vogue, com editoriais empoderados. Letticia exala representatividade e tem sido essencial para inspirar mulheres.

Não ter nosso corpo representado foi nossa realidade por muito tempo e sou grata à todas as mulheres que têm lutado e trabalhado muito para mudar isso. Meu desejo é que elas alcancem ainda mais sucesso e que outras se juntem para nos dar cada vez mais espaço. 

A representatividade é um dos principais caminhos quando falamos em inclusão de diversidade e eu quero ver corpos como o meu e o seu na mídia. Eu quero representatividade!

*DANI RUDZé especialista em mercado plus size, criadora de conteúdo, consultora, empresária e executiva. Na Revista Ana Maria fala sobre moda, autoestima e tudo sobre o universo plus size. Instagram: @danirudz