AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / Dinheiro

Saiba como transformar seu hobby em trabalho e ganhe dinheiro de uma forma leve

É possível se realizar profissionalmente e ganhar dinheiro fazendo o que dá alegria e prazer

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 10/11/2022, às 16h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Transformar o hobby em uma profissão é possível - Pixabay/SplitShire
Transformar o hobby em uma profissão é possível - Pixabay/SplitShire

Dedicar o tempo com atividades prazerosas, como ter um hobby, pode ser uma alternativa para manter a saúde mental equilibrada. Praticar atividades esportivas, cuidar de plantas, dançar, escrever, ler ou ouvir música ajudam a diminuir o estresse e a conquistar o bem-estar no dia a dia. Além disso, o hobby pode ser encarado como uma alternativa para a mudança de carreira ou a abertura de um novo negócio. 

“Transformar o hobby em uma profissão é possível, mas demanda uma análise consciente do profissional acerca das suas habilidades, clareza do mercado, público-alvo e se a atividade realmente é rentável”, diz Wellington Alves Rodrigues, coordenador de negócios educacionais do Senac São Paulo, que indica algumas ações para quem deseja transformar a atividade de fim de semana, por exemplo, em um bom negócio.

AQUI É TRABALHO

Para transformar a paixão em ofício é preciso assumir a carreira de empreendedor. Invista em uma análise de mercado e práticas de gestão para identificar o público-alvo e o potencial do produto. Também é necessário negociar preços com fornecedores e criar estratégias de marketing para encantar o cliente.

Mesmo com o domínio do hobby, uma nova profissão exige capacitação, desenvolvimento contínuo e a adoção de habilidades comportamentais e técnicas. Cursos, práticas vivenciais, mentoria e networking são fontes de desenvolvimento e aprendizado.

Analise se a prazerosa atividade de fim de semana é rentável. Antes de converter o lazer em profissão, é preciso ter certeza de que a atividade tem mercado sustentável e lucrativo. Faça pesquisas, networking e converse com outras pessoas.

PARA RELAXAR OU TRANSFORMAR EM CARREIRA

Listamos cinco cursos livres ofertados pelo Senac São Paulo para quem deseja aliviar o estresse ou iniciar uma nova jornada.

AROMATERAPIA: Aqui você vai conhecer a história e os conceitos da aromaterapia. Além disso, vai aprender a usar os óleos essenciais e conhecer os benefícios e efeitos energéticos para a saúde, o bem-estar e a aplicação do marketing olfativo.

DJ: É possível aprender a tocar, mixar e produzir sets de músicas, comandando uma cabine de som com foco no entretenimento do público. O curso também ensina a planejar sua carreira, identificando oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Porém, se a vida de DJ não vingar, o repertório e os sets musicais das festas de família serão muito mais animados.

FOTOGRAFIA (FORMAÇÃO BÁSICA): Desenvolver visão estética para identificar cenas e ambientes fotográficos, captar e produzir imagens de qualidade usando câmeras fotográficas profissionais pode se revelar como uma grata alternativa para aliviar o estresse diário.

JARDINAGEM (FORMAÇÃO BÁSICA): O contato com a terra é uma agradável iniciativa para o bem-estar. Nesse curso, você vai aprender a fazer a manutenção do jardim, escolher as espécies de plantas mais adequadas a cada ambiente e a identificar, preparar e corrigir os tipos de solo de acordo com as necessidades das espécies.

OFICINA DE CANTO: Música é um grande instrumento para equilibrar a saúde mental. Aqui você vai soltar a voz e aplicar técnica de respiração para cantar diferentes estilos de música, como erudito, pop, soul, belting, MPB, entre outros.