AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / Bebês

Sono do bebê: como evitar a troca do dia pela noite

Algumas dicas ajudam o bebê a diferenciar o dia da noite

Monica Romeiro* Publicado em 14/08/2022, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Algumas dicas ajudam o bebê a diferenciar o dia da noite - Pixabay/Samuel Lee
Algumas dicas ajudam o bebê a diferenciar o dia da noite - Pixabay/Samuel Lee

Quando um bebê não dorme bem, consequentemente, a mãe também não dorme, prejudicando o humor e disposição de todos. Primeiramente, é preciso ajustar as expectativas. Você sabia que um bebê dormir a noite toda significa dormir cerca de 6 horas seguidas? O que começa a acontecer por volta dos 3 meses de idade. Outro fato importante é que nenhum bebê nasce sabendo o que é noite ou dia. Precisamos ensiná-los a diferença e que o período da noite é o de descanso. 

Algumas dicas ajudam o bebê a diferenciar o dia da noite, melhorando a qualidade do sono: banho de sol matinal: além de excelente para a saúde, o bebê vai reconhecer que, quando há sol, há mais agitação, brincadeiras e passeios; rotina do dia: um bebê que sabe o que vai acontecer em seu dia, é um bebê menos ansioso e mais tranquilo.

Ter horários para brincar, para as sonecas, passeios e refeições ajuda o bebê a dormir melhor à noite; rotina do sono.: estipule um horário fixo para ele dormir. Pelo menos 30 minutos antes, inicie a rotina, diminuindo as luzes e sons da casa. Comece pelo banho tranquilo, pijaminha mamar e dormir. Se o bebê acordar de madrugada, evite brincar e conversar. Troque fraldas e amamente em silêncio e com o mínimo de luz possível. Diminua o uso de telas pelo menos 2 horas antes da rotina do sono começar.

Em poucos dias, você começará a notar os primeiros resultados. Resistir aos olhares e brincadeiras do bebê nas madrugadas pode parecer impossível. Seja firme e gentil. Explique bem baixinho que é hora de dormir, que amanhã vocês irão brincar. Mesmo seu bebê sendo pequeno, com a rotina, ele entenderá que é durante o dia que as pessoas interagem. Desejo uma linda e revigorante noite de sono para vocês!

JANELA DO SONO

A janela do sono é seu melhor indicativo da hora de dormir do bebê. Caso ele não durma neste momento, provavelmente terá mais dificuldade para dormir depois. E o que é a janela do sono? É o momento em que os olhinhos do bebê começam a ficar avermelhados e caidinhos, e ele fica passando a mão no rosto. Pronto, está aí o momento propício para dormir.

DISTINÇÃO DE HORÁRIOS

É apenas aos 2 anos que a distinção entre dia e noite é formada. Mas, aos 2 meses, o relógio biológico do bebê já é capaz de se adequar à rotina de permanecer acordado por mais tempo enquanto é dia, pois segue o comportamento da mamãe durante a gravidez.

*MONICA ROMEIRO@almanaquedospais /youtube.com/almanaquedospais Conselheira maternal, criadora do canal ‘Almanaque dos Pais’ e autora do livro ‘Vem cá me dar Um abraço’.