AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Pandemia

Brasil doará 500 mil doses de vacina contra covid-19 ao Paraguai

Dado sobre doação de vacinas está em nota conjunta do Ministério da Saúde e do Itamaraty

Agência Brasil - Brasília Publicado em 24/12/2021, às 15h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Com esse gesto, o Brasil contribui com o objetivo de salvar vidas. - Mike Sena/MS
Com esse gesto, o Brasil contribui com o objetivo de salvar vidas. - Mike Sena/MS

O Brasil anunciou a doação de 500 mil doses de vacinas contra a covid-19 ao Paraguai. A informação foi divulgada hoje (24) em nota conjunta assinada pelos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores.

Com isso, o Paraguai será o primeiro país a receber, do Brasil, doação de imunizantes contra essa doença, sob amparo da Medida Provisória nº 1.081, de 20 de dezembro de 2021.

“Desde o surgimento do novo coronavírus, a diplomacia da saúde brasileira tem priorizado a promoção de iniciativas de solidariedade internacional, a fim de alcançar soluções para a crise sanitária, que afeta a todos os países. Com esse gesto, o Brasil contribui com o objetivo de salvar vidas e dá mais um passo para a superação da pandemia de covid-19”, diz a nota ao reforçar os “fortes laços” que unem os dois países.

“O Brasil reafirma o compromisso com a promoção efetiva do acesso universal e equitativo a vacinas, medicamentos e demais insumos necessários à luta contra a pandemia”, complementa a nota.

SURTO DE GRIPE

A capital paulista começa hoje (24) a vacinar contra a gripe o grupo prioritário, composto por idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas e lactantes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), hoje a vacinação ocorre nas unidades básicas de Saúde (UBSs) e nas assistências médicas ambulatoriais (AMAs/UBSs) integradas, até as 19h. A partir do dia 27 de dezembro, segunda-feira, será feita também nos megapostos, drive-thrus e farmácias.

A vacinação contra a covid-19 ocorre em esquema especial hoje e no dia 31 de dezembro na capital. Nesta sexta-feira, a campanha segue com aplicação de primeira dose (D1), segunda dose (D2) e dose adicional. Nos dias 25 e 26, sábado e domingo, a aplicação estará suspensa

Nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 de dezembro a imunização continua em esquema especial, retornando normalmente no dia 2.

A Secretaria de Saúde informou que os hospitais veterinários das zonas norte, leste e sul abrirão apenas para atendimentos de urgências hoje e no dia 31, das 7h às 12h. O atendimento retorna nas segundas-feiras (27 de dezembro e 3 de janeiro de 2022).