AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Vacinação

Brasil recebe o 1º lote de vacinas da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

Vacinas da Pfizer para crianças chegaram a Campinas nesta quinta-feira (13)

Da Redação Publicado em 13/01/2022, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campanha de vacinação deverá começar logo após a distribuição aos municípios - Pixabay/x3
Campanha de vacinação deverá começar logo após a distribuição aos municípios - Pixabay/x3

O primeiro lote de vacinas Pfizer que será aplicado em crianças de 5 a 11 anos chegou ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na madrugada desta quinta-feira (13). A remessa de 1,248 milhão de doses veio de Amsterdam, na Holanda, e desembarcou no Brasil às 4h38.

Agentes da Receita Federal e da Polícia Federal foram responsáveis por receber o carregamento e encaminhá-lo ao centro de distribuição do Ministério da Saúde, que fica localizado em Guarulhos (SP), às 8h18.

Vale lembrar que a Agência de Vigilância Sanitária autorizou a aplicação em crianças nessa faixa etária, no último dia 16 de dezembro. A campanha visa atingir um público de 20,5 milhões de pessoas, segundo os cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, prevê a chegada de 4,3 milhões de doses da Pfizer ainda no mês de janeiro. A princípio, elas serão destinadas à crianças com comorbidades e deficiências permanentes; indígenas e quilombolas; crianças que vivem com pessoas do grupo de risco para covid-19 e, em seguida, às crianças sem comorbidades.

O esquema vacinal infantil será composto por duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. O prazo é superior ao previsto na bula da Pfizer, que estipula três semanas de diferença.

PRÉ-CADASTRO

Moradores do estado de São Paulo já podem realizar o pré-cadastro para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos no site do governo paulista. A medida foi anunciada pelo governador João Dória, na última quarta-feira (12), e visa agilizar o atendimento nos postos de saúde.