AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Atenção

Coronavírus: afinal, posso me contaminar por meio dos alimentos?

É possível a transmissão do coronavírus por meio dos alimentos? Especialistas esclarecem

Marcela Del Nero Publicado em 26/03/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns cuidados são necessários para a prevenção de doenças num geral - Banco de Imagem/Getty Images
Alguns cuidados são necessários para a prevenção de doenças num geral - Banco de Imagem/Getty Images

A pandemia do COVID-19 é preocupante e tem gerado diversas discussões em torno das possíveis formas de contágio. Tanto que uma das dúvidas mais frequentes é se os alimentos podem ser um meio de transmissão da doença, popularmente conhecida como novo coronavírus.

Mas calma que não é bem assim, explica o infectologista Renato Grinbaum, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). Segundo ele, existe algum risco apenas se alguém tossir ou espirrar nas comidas prontas para consumo.

Exatamente por isso, este é um dos cuidados que devemos tomar ao preparar refeições, além de higienizar as mãos corretamente. “É importante ressaltar que tais medidas básicas devem ser aprendidas como lição de vida”, alerta o especialista.

Keliani Bordin, professora do curso de Engenharia de Alimentos da PUC-PR, ressalta que, além dos alimentos, as embalagens, como a do arroz e do feijão, também devem ser limpas antes de serem armazenadas ou abertas para evitar qualquer perigo.

“Para isso, basta borrifar álcool 70% ou uma solução de cloro, preparada com 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água e passar um papel toalha”, recomenda.

É HORA DE LIMPAR OS ALIMENTOS
Verduras, legumes e frutas devem ser imersos em uma mistura de cloro preparada com 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água. É necessário deixá-los por cerca de 15 minutos para, só depois, enxaguar.

NADA DE LAVAR A CARNE E SEMPRE COZINHÁ-LAS
“Não se deve higienizar carnes, aves e pescados crus”, informa Keliani. O motivo é que a atitude pode aumentar a proliferação de possíveis bactérias. Além disso, ela esclarece que a cocção adequada dos alimentos elimina quase todos os microrganismos que causam alguma doença transmitida por alimentos. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que preparar os alimentos a uma temperatura acima dos 70 ºC garante um consumo mais seguro.

PEDI COMIDA PELO DELIVERY. E AGORA? QUAIS OS CUIDADOS DEVO TOMAR?
Os pacotes de encomendas possuem baixo risco de estarem contaminados, explica Grinbaum. No entanto, todo o cuidado é pouco no momento da prevenção. “Se for possível, jogue fora o pacote ou sacola. Em seguida, higienize as mãos”, sugere.

Sobre a duração do vírus fora do corpo, o infectologista esclarece que, em locais quentes e secos, ele pode ficar viável por cerca de duas horas.

SEM RISCOS
Para evitar a contaminação de diversas doenças, AnaMaria Digital separou outras medidas preventivas na hora de colocar a mão na massa na cozinha. Confira!

  • Higienizar as mãos antes de mexer em alimentos; 
  • Não se deve cortar os alimentos antes de higienizá-los; 
  • Não usar sacolas convencionais de supermercado para armazenar alimentos higienizados ou cozidos; 
  • Evitar usar a mesma faca para alimentos crus e cozidos para não haver contaminação cruzada;
  • Sempre higienizar tábuas de corte e facas.