coronavirus   / Coronavírus

Coronavírus: Aprenda como higienizar seu óculos neste período de pandemia

Saiba como higienizar seu óculos neste período de pandemia

Gabriela Catan Publicado quarta 25 março, 2020

Saiba como higienizar seu óculos neste período de pandemia
Saiba como higienizar seu óculos neste período de pandemia - Vivian Ortiz/AnaMaria Digital

A pandemia do COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus, deixou o mundo em alerta e por isso as medidas para evitar a proliferação da doença são extremamente importantes. 

Uma das principais é a higiene. Claro que é crucial lavar as mãos, porém a limpeza se tornou ainda mais necessária neste momento, se estendendo também aos objetos pessoais.

Além de celulares, controles de TV e chaves, por exemplo, é preciso lembrar de um objeto que está quase sempre conosco: os óculos, seja de grau ou de sol. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 19% da população brasileira sofre de alguma deficiência visual.

Pensando nisso, AnaMaria Digital conversou com a oftalmologista Lísia Aoki, do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-FMUSP), para entender qual a melhor forma de manter as lentes bem longe do vírus.

Confira!

1) QUANTAS VEZES AO DIA?

A limpeza do objeto deve ser feita pelo menos uma vez ao dia, especialmente ao chegar da rua. No entanto, a médica ressalta que tudo depende do perigo de contaminação de cada um. “Em casos com maior risco, como quem trabalha com saúde, em mercados ou farmácias, por exemplo, o ideal é limpar mais vezes. Já para profissionais da saúde que lidam diretamente com casos suspeitos e confirmados de COVID-19, a limpeza deve ser realizada após cada atendimento”, diz.

2) DEVE-SE USAR ÁLCOOL GEL?

Não. Ela explica que existem outros produtos de limpeza feitos especialmente para lentes de óculos. Entre eles, existe o álcool isopropílico, que também é indicado para limpeza de eletrônicos. Já o álcool gel ou líquido, segundo a médica, pode danificar o tratamentos das lentes, como banho antirreflexo e anti UV, apesar de desinfetar muito bem. 

3) QUAIS SÃO OS MELHORES PRODUTOS PARA LIMPEZA?

Além do álcool isopropílico, você pode usar, basicamente, água e sabão ou água e detergente. Só isso já limpa muito bem as lentes, promovendo ainda sua desinfecção. “Basta lavar com espuma do sabão ou uma gota do detergente, enxaguar com bastante água e deixar secar fora do sol (para não estragar armação)”, ressalta.

4) COM OU SEM PANINHO?

A oftalmologista diz ser válido usar o pano da roupa, por exemplo, quando não é possível higienizar as lentes com produtos específicos ou lavar com água e sabão/detergente. “Apesar de tira o embaçado da lente, ele pode causar riscos caso haja algum resíduo como areia na lente. Também não serve como desinfecção”, alerta.

5) LIMPAR OU NÃO A CAIXA DE ÓCULOS?

Depende! A limpeza da caixa dos óculos é essencial apenas em casos de frequência. “Se a pessoa usar óculos direto e nem toca no estojo, a limpeza pode ser feita somente quando isso acontecer”, diz a médica.

6) TROCAR ÓCULOS PELA LENTE?

Segundo ela, as lentes de contato devem ser utilizadas por quem necessita desta correção para enxergar melhor. Contudo, nos casos da possibilidade de uso de óculos, esta opção é a mais segura para diminuir risco de contaminação, pois oferece uma barreira física frontal para gotículas.

“O ideal é o uso de óculos de proteção EPI (equipamento de proteção individual), que podem ser usados sobre as lentes de contato para evitar contaminação. Também é necessário ser rigoroso como sempre: use pelo tempo recomendado durante o dia, troque na hora certa e faça sua higiene e conservação com produtos adequados. São os cuidados habituais só que de maneira mais rigorosa, uma vez que os olhos podem ser local para contaminação pelo vírus”, explica.
 

Último acesso: 04 Jun 2020 - 05:13:46 (1104111).