AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Pandemia

Europa detecta primeiro caso de nova variante da Covid-19 

Infectado é um viajante que estava no Egito e voltava para a Bélgica

Da redação Publicado em 26/11/2021, às 13h18 - Atualizado às 13h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nova variante do coronavírus chega na Europa - Pixabay
Nova variante do coronavírus chega na Europa - Pixabay

A Europa detectou o primeiro caso da nova variante B.1.1.529 da Covid-19, nesta sexta-feira (26). O infectado é um viajante que não se vacinou, mas que estava viajando para o Egito e retornou à Bélgica no dia 11 de novembro. Ele apresentou sintomas e testou positivo dez dias depois.

Em uma rede social, o cientista e colaborador do Sciensano, instituto nacional de saúde pública, Marc Van Ranst, afirmou que este é o primeiro caso do coronavírus B.1.1.529 no continente.

A preocupação é que essa variante tem 50 mutações. Cerca de 30 delas  na proteína S (spike) – a entrada que o vírus usa para atingir as células e alvo da maioria das vacinas disponíveis. De acordo com o virologista brasileiro Túlio de Oliveira, que fez a descoberta, a B.1.1.529 "tem potencial para se espalhar muito rapidamente". 

Até o momento foram registrados 77 casos na África do Sul, principalmente em jovens. Há também 4 casos na Botsuana, 1 em Hong Kong e 1 em Israel. 

Diante do cenário, alguns países, como Reino Unido, Alemanha e Itália, estão restringindo voos que tem origem na África do Sul e aumentando as restrições.

O Brasil ainda não registrou casos da nova variante. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o Ministério da Saúde adote medidas de restrições para voos e viajantes vindos da África.