AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Covid-19

Japão afirma ter encontrado variante do coronavírus em viajantes do Brasil

Pacientes apresentaram um vírus com uma mutação semelhante à observada na África do Sul

Da Redação Publicado em 10/01/2021, às 13h54 - Atualizado às 13h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nova variante foi encontrada em quatro pessoas - Pixabay
Nova variante foi encontrada em quatro pessoas - Pixabay

O governo japonês afirmou neste domingo (10), que as autoridades de saúde do país encontraram uma nova variante do coronavírus em quatro viajantes que estiveram no Brasil. 

Os infectados estavam no Amazonas - não há detalhes sobre as cidades por onde passaram - e retornaram ao país no último dia 2. Eles apresentaram uma variante parcialmente similar às que se disseminaram na Inglaterra e na África do Sul e que preocupam pela maior capacidade de transmissão. 

"No momento, não há provas de que a nova variante encontrada nos brasileiros seja altamente infecciosa", disse Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, em um comunicado.

Além disso, estudos estão em andamento para determinar a eficácia das vacinas contra a nova variante.

Entre os viajantes está um homem de 40 anos, que apresentou dificuldade para respirar, uma mulher de cerca de 30 anos, que relatou dor de cabeça e de garganta, além de um adolescente com quadro de febre e uma jovem assintomática. 

Vale lembrar que com o crescimento no número de novos casos de coronavírus, o Japão declarou estado de emergência na capital Tóquio e nas cidades ao redor, na última quinta-feira (7), faltando cerca de 200 dias para o início dos Jogos Olímpicos. O país já soma quase 290 mil casos de covid-19, com 4.061 óbitos.

O Amazonas, por sua vez, chegou a 212.996 infecções por coronavírus e 5.669 mortes pela doença, no último sábado (9). A capital Manaus registrou 130 enterros em apenas um dia, um dos números mais altos desde o início da pandemia.