AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Melhora?

Paciente com câncer teve alívio da doença após contrair Covid-19, de acordo com estudo

Os médicos responsáveis pela pesquisa acreditam que o vírus possa ter desencadeado uma resposta imune contra o tumor

Da Redação Publicado em 29/01/2021, às 13h53 - Atualizado às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exame de tomografia do paciente que mostra o alívio nos tumores - Divulgação/ British Journal of Haematology
Exame de tomografia do paciente que mostra o alívio nos tumores - Divulgação/ British Journal of Haematology

De acordo com um estudo publicado no periódico ‘British Journal of Haematology’, um paciente de 61 anos, diagnosticado com linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer, apresentou uma melhora na doença, depois que contraiu o novo coronavírus

"Nossa hipótese é que a infecção pelo Sars CoV-2 tenha desencadeado uma resposta imune contra o tumor, como já foi descrito em outras infecções no contexto de um linfoma de Hodgkin", explicam Sarah Challenor e David Tucker, do Departamento de Hematologia do Royal Cornwall Hospital, no Reino Unido, e autores do estudo. 

Segundo a pesquisa, o sistema imunológico do paciente, depois de infectado pelo novo coronavírus, começou a produzir células responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos, que podem ter ativado células T que “matam” o tumor. 

DIAGNÓSTICO
O paciente foi diagnosticado com o novo coronavírus a partir de um exame RT-PCR. Depois de apresentar falta de ar e um quadro de pneumonia, ele precisou ser internado durante 11 dias. 

Durante este período, ele não foi medicado com corticoides e nem passou por quimioterapia (tratamentos indicados para pessoas com linfoma).  

Apesar desse quadro, a situação do paciente ainda precisa ser investigada. Ainda não está comprovado que a Covid-19 é capaz de “curar” o câncer. "Ninguém deve se expor à Covid porque tem um linfoma. Esse caso é muito raro", declarou Nelson Hamerschlak, coordenador do Programa de Hematologia e Transplantes de Medula Óssea do Hospital Israelita Albert Einstein, em entrevista ao G1.