Perda de olfato e Covid-19: o que fazer para recuperar o sentido?

Especialista ensina técnicas para treinar e você voltar a sentir cheiros

Da Redação Publicado terça 17 novembro, 2020

Especialista ensina técnicas para treinar e você voltar a sentir cheiros
Mesmo que a pessoa não sinta o cheiro de nada nos primeiros dias, é importante fazer o treinamento - Free-Photos/Pixabay

A perda da capacidade de sentir cheiro ou olfato é um dos principais sintomas da Covid-19. São vários os graus para essa perda, que pode acontecer em qualquer fase da doença ou até nem surgir.

Maura Neves, especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, explica que em muitos casos a perda do cheiro vem associada a perda do paladar e pode durar meses, mesmo após a pessoa ter se curado da condição.

“Parar de sentir cheiros pode afetar a qualidade de vida, e leva, em alguns casos, ao isolamento e até mesmo problemas emocionais, como a depressão”, ressalta. O que pode ajudar a combater essa sequela é uma série de exercícios, conhecida de ‘fisioterapia de cheiros’.

COMO É FEITO O TREINAMENTO DO CHEIRO (OLFATIVO)?
São utilizadas 4 fragrâncias de óleos essenciais para estímulo do olfato. Os aromas sugeridos são: rosa, eucalipto, limão e cravo. 

“Cada essência deve ser inalada por 10 segundos com intervalo de 15 segundos entre cada uma. O treinamento deve ser feito 2 x ao dia durante 24 meses para que haja tempo de recuperação da sensação do cheiro e da comunicação com o cérebro”, explica a médica.

Também podem ser usadas fragrâncias acessíveis, o que torna a realização do treinamento mais fácil. Algumas delas são:

  • Café;
  • Cravo;
  • Mentol;
  • Baunilha;
  • Menta (pasta de dente);
  • Vinagre;
  • Tangerina (suco).

Deve-se ter cuidado apenas em escolher aromas que não causem irritação no nariz para evitar o desenvolvimento de rinite.

PACIÊNCIA É ESSENCIAL
Mesmo que a pessoa não sinta o cheiro de nada nos primeiros dias, é importante fazer o treinamento. “Isso porque um nervo danificado tem uma boa chance de se reparar e o treinamento é a maneira de ajudar isso a acontecer mais rápido”, finaliza Maura.

Último acesso: 18 Sep 2021 - 16:55:53 (1129852).