AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Estudos

Quarentena: confira 6 dicas para estudar em casa sem perder o ritmo

Saiba como melhorar a produtividade dos estudos durante o isolamento social

Juliana Ribeiro Publicado em 23/04/2020, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Muitas pessoas estão estudando em casa neste período de isolamento - Pixabay
Muitas pessoas estão estudando em casa neste período de isolamento - Pixabay

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as escolas e cursos acabaram suspendendo as aulas presenciais. Isso porque a orientação da Organização Mundial de Saúde é que todos fiquem em casa, para evitar a proliferação da doença.

A pausa nos estudos, porém, deixou muitos alunos preocupados e com razão, já que boa parte deles estão se preparando para o vestibular ou tiveram suas aulas interrompidas no meio do ano letivo.

Para que essa 'quebra' de rotina não gere maiores prejuízos, a solução está em se adaptar à nova realidade de estudos e focar no aprendizado em casa mesmo, o que vai exigir um pouco mais de disciplina para fugir das distrações que o lar oferece. 

Para ajudar nesse momento conturbado, AnaMaria Digital separou algumas dicas preciosas com a ajuda da professora Cíntia Chagas, que também é escritora, para otimizar seu tempo e manter sua vida escolar em dia.

Confira!

1- Mantenha uma rotina

Definir um horário para os estudos e segui-los à risca é fundamental. É preferível dividir três horas em três do que estudar três horas sem parar. Ou seja: as pausas são necessárias!

 2- Sem distrações

Assistir a sua série ou filme preferido enquanto estuda pode não ser uma boa ideia. Segundo a especialista, o cérebro foi feito para uma operação só de cada vez. Assim, é preciso retirar todos os outros estímulos, como música, TV e celulares. Foco!

3- Escolha um 'cantinho' de estudos

Não adianta eleger um cômodo da casa para estudar hoje, amanhã se jogar no sofá e, daqui a pouco, ler na cozinha. O ideal é escolher um lugar reservado e silencioso para estudar, um lugar seu.

4- Planejamento

Planeje o estudo segmentando três tipos de conteúdos: fácil, mediano e difícil. Na primeira hora da manhã, estude sempre os conteúdos mais difíceis e deixe o mais fácil para a noite, período em que o cérebro já perdeu sódio e potássio. 

5- Descanse!

Assim como na escola ou no cursinho, as pausas entre as aulas são necessárias. Deste modo, mesmo em casa, faça intervalos de 10 minutos a cada 50 minutos. Aproveite esse tempo para relaxar ou fazer um lanchinho.

6- Muita hidratação!

Sabe aquela garrafinha de água que você carrega para todo canto? Mantenha ela ao seu lado durante o período de estudos e hidrate-se bastante! As sinapses agradecem.