AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Pronunciamento especial

Rainha Elizabeth II faz quinto pronunciamento especial em 68 anos de reinado 

Monarca falou sobre a pandemia do novo coronavírus

Da Redação Publicado em 05/04/2020, às 19h21 - Atualizado às 19h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II em seu quarto pronunciamento especial - Reprodução/GloboNews
Rainha Elizabeth II em seu quarto pronunciamento especial - Reprodução/GloboNews

A Rainha Elizabeth II, de 93 anos, fez seu quinto pronunciamento especial ao reino britânico em 68 anos de reinado, neste domingo (5). Ela falou sobre a pandemia do novo coronavírus, agradeceu aos profissionais de saúde e mandou uma mensagem de conforto ao seu povo. 

A monarca comparou o isolamento social com a separação de famílias na Segunda Guerra Mundial e deu uma mensagem de esperança ao povo inglês. "Nós vamos ter sucesso, e este sucesso vai pertencer a todos nós. Ainda há muito o que suportar. Talvez nós tenhamos que ficar mais tempo assim, mas dias melhores vão voltar. Nós vamos estar com nossos amigos de novo, com nossas famílias de novo, nós vamos nos encontrar de novo. Mas, por agora, eu mando meus agradecimentos e meus melhores desejos para todos", disse a rainha.

Ela ainda afirmou que o desafio a ser enfrentado é diferente, uma vez que todos os países afetados estão em busca de uma solução. "Agora nos juntamos a todas as nações do mundo com uma mesma missão, usando os grandes avanços da ciência e nossa compaixão instintiva para criar. Triunfaremos, e essa vitória vai pertencer a cada um de nós."

O governo espera que o comunicado ajude a convencer a população a respeitar as restrições. Vale ressaltar que o Reino Unido decretou quarentena apenas no último dia 23.

O reino britânico já tem quase cinco mil mortes e mais de 47,8 mil casos da doença. O príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão ao trono, foi diagnosticado com coronavírus no último dia 25. O primeiro-ministro Boris Johnson também testou positivo. 

PRONUNCIAMENTO ESPECIAL 

A Rainha Elizabeth II costuma falar diretamente ao povo do seu país anualmente nas sessões de abertura do parlamento e nos dias 25 de dezembro, quando manda a sua mensagem de Natal. 

Pronunciamentos fora dessa agenda são raros e especiais. Normalmente acontecem em momentos de luto, como na Guerra do Golfo (1991), na morte da princesa Diana (1997) e da rainha-mãe (2002) ou ainda na comemoração dos 60 anos de sua coroação (2012).