AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Saúde

SP volta a recomendar uso de máscaras contra covid-19 em ambientes fechados

Retomada do uso de máscaras se faz necessária devido a alta dos casos de covid-19

Da redação Publicado em 01/06/2022, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Recomendação foi emitida pelo Comitê Científico do estado - Freepik/prostooleh
Recomendação foi emitida pelo Comitê Científico do estado - Freepik/prostooleh

O Comitê Científico de São Paulo, que assessora o governo do estado nas ações contra a covid-19, voltou a recomendar o uso de máscaras de proteção em ambientes fechados. Em nota, o órgão explicou que a mudança se faz necessária devido ao aumento de casos da doença nos municípios.

Vale lembrar que, desde março deste ano, quando houve redução dos casos, o acessório é de uso obrigatório apenas no transporte público e em unidades de saúde. Por sua vez, a Organização Mundial da Saúde (OMS) nunca deixou de reforçar a importância das máscaras.

“O comitê recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados sem caráter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo”, informou a gestão do governador Rodrigo Garcia (PSDB).

A boa notícia é que não houve crescimento dos óbitos por covid-19 em São Paulo - um resultado atribuído à ampla vacinação da população. Dados oficiais do comitê apontam que os casos da doença dobraram no estado em apenas uma semana - chegando a 4.830 notificações diárias, com média de 39 mortes.

Outro ponto ao qual o Comitê Científico chamou a atenção foi a importância de que os municípios intensifiquem as buscas por quem não tomou a segunda e a terceira dose da vacina - especialmente aos jovens entre 12 a 17 anos.