AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Pandemia

Vacina específica contra Ômicron ficará pronta em março, diz Pfizer

Necessidade de vacina específica contra a Ômicron está em análise

Da Redação Publicado em 11/01/2022, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
CEO da farmacêutica cedeu entrevista à emissora norte-americana CNBC - Pixabay/BlenderTimer
CEO da farmacêutica cedeu entrevista à emissora norte-americana CNBC - Pixabay/BlenderTimer

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, anunciou que a farmacêutica está prestes a lançar uma vacina específica para a variante Ômicron da covid-19. O prazo para a conclusão do imunizante é março de 2022 - apesar de ainda não existirem estudos que comprovem a necessidade de um fórmula diferenciada à essa finalidade.

“Estamos trabalhando em uma nova versão de nossa vacina, uma versão que também será eficaz contra a Ômicron, não que não seja eficaz contra as outras variantes, mas também contra a Ômicron”, afirmou Bourla à CNBC na última segunda-feira (10).

Em seguida, a representante da Pfizer completou: “A esperança é que consigamos algo que tenha uma proteção muito, muito melhor, principalmente contra infecções, porque a proteção contra as internações e doenças graves, é satisfatória agora com a vacina atual, desde que você receba a terceira dose”.

A farmacêutica estabeleceu que a nova vacina ficará pronta em março, porém há a possibilidade de entregar algumas doses imediatamente aos governos que desejarem. “Não sei se precisaremos, não sei se e como será usada, mas estará pronta (…) Na verdade, já começamos a fabricar algumas dessas quantidades, portanto, se houver necessidade dessa vacina, teremos imediatamente”.

Vale reforçar que, apesar do aumento de casos que atinge o mundo devido à Ômicron, não há comprovação da necessidade de uma vacina específica contra a variante. Em contraponto à Pfizer, os líderes da Food and Drug Administration (semelhante à Anvisa nos Estados Unidos) deixaram a possibilidade em aberto.

“Ainda não sabemos se a Ômicron se tornará a variante dominante ao longo do tempo. Pode ser que tenhamos uma onda muito rápida de Ômicron e algo mais ficará para trás. Até que entendamos isso, não podemos dizer com certeza o que faremos com uma vacina da variante (...) Em outras palavras, ainda não sabemos se ela terá que ser implantada, mas estaremos prontos caso seja necessário”, declarou o diretor da FDA, Peter Marks