AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

A Internet das Coisas e o nosso Dia-a-Dia: como o seu celular ajuda nisso?

O nosso colunista, Juliano Schimiguel, mostra o quanto a tecnologia já está presente em nossas vidas

Juliano Schimiguel Publicado em 25/11/2020, às 09h00 - Atualizado em 09/12/2020, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Internet das Coisas e o nosso Dia-a-Dia: como o seu celular ajuda nisso? - Jan Vašek por Pixabay
A Internet das Coisas e o nosso Dia-a-Dia: como o seu celular ajuda nisso? - Jan Vašek por Pixabay

Você já ouviu falar do termo IoT (Internet of Things) ou a Internet das Coisas? Ela envolve uma rede de objetos físicos, coisas e produtos que podemos ver em nosso dia-a-dia. Essas “coisas” geralmente são conectadas a sensores, softwares, aplicativos e outras tecnologias que possibilitem trocar dados e informações com outros dispositivos, utilizando-se da infraestrutura da internet, de acordo com artigo publicado pela Oracle Brasil.

Trazendo esse termo para a vida prática, podemos destacar a geladeira Family Hub, da Samsung, que é conectada à Internet. O produto avisa as pessoas sobre quais alimentos devem ser consumidos primeiro, para que não estraguem, devido à aproximação da data de vencimento. Assim, envia notificações diretamente para o smartphone do proprietário da geladeira e da residência. 

A geladeira possui ainda um display onde o usuário pode ter conhecimento dos produtos que existem dentro dela, antes mesmo de abri-la, evitando aberturas desnecessárias da porta da geladeira e economizando energia.

PERDER O CONTROLE? NUNCA MAIS!
Em outras situações, o próprio smartphone pode ser considerando dentro do âmbito da IoT. Por exemplo: se você perdeu seu controle remoto da TV, não é necessário correr desesperadamente para comprar um novo.

Basta instalar e configurar um app (aplicativo) específico para mudança de canais, que funciona inclusive em alguns modelos mais antigos de TVs, visto que usa tecnologia de infra-vermelho (só que neste caso não estaríamos usando a internet). Podemos destacar os aplicativos AnyMote Universal Remote +WiFi, Easy Universal TV Remote, Peel Universal Remote TV Guide, TV (Samsung) Remote Control, LG TV Remote, Android TV Remote, entre outros.

Se estivermos usando uma SmartTV, é possível mudar e alternar os vídeos que queremos assistir na internet com uma certa facilidade, usando o próprio smartphone como controle remoto. Basta entrar no Youtube pelo dispositivo móvel, acessando em seguida o vídeo desejado. Depois, pressione o botão compartilhar vídeo na TV (para tanto será necessário conectar o smartphone à TV).

SEU CELULAR É A CHAVE
Entre outros exemplos de IoT, podemos destacar as fechaduras inteligentes que, ao estarem conectadas à internet, possibilitam ser controladas digitalmente e, inclusive, à distância pelo proprietário da residência. A liberação do acesso a determinada pessoa na residência pode ser feita por um smartphone distante quilômetros dali.

Podemos destacar também os automóveis conectados, que possuem painéis vinculados à internet para acesso às redes sociais, a aplicações de gerenciamento de navegação e controle de rotas, trânsito e acesso a agenda, entre outros. Existem também os sensores para agricultura, que podem ser verdadeiros aliados para o produtor rural. Nessas aplicações é possível monitorar a temperatura e a umidade do ar, ativando automaticamente sistemas de irrigação.

CASAS INTELIGENTES
Também podemos destacar a automação residencial dentro deste aspecto. Essas casas são equipadas com tecnologia para possibilitar segurança, comodidade e simplicidade aos seus proprietários. Acredito que não é uma realidade muito distante pensar no seguinte cenário: você coloca no seu GPS que está voltando para casa. O software envia uma notificação para a residência, que liga a máquina do café, enche a sua banheira com água quente e ainda liga a luz. Tudo isso automaticamente.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira Residencial e Predial (Aureside) de 2017, 2% das residências brasileiras são inteligentes. Muitas construtoras hoje em dia já propõem projetos de condomínio predial totalmente automatizado, tanto no âmbito da IoT, quanto no contexto de reaproveitamento de água, energia renovável, etc. E, inclusive, isso vem sendo utilizado como estratégia de marketing e vendas. 

Esperamos que com este artigo, tenhamos informado, mesmo que brevemente, os objetivos e aplicações da IoT. Até o próximo texto!

JULIANO SCHIMIGUEL é Pesquisador, Orientador de Doutorado e Mestrado, Professor Universitário (Universidade Cruzeiro do Sul, Centro Universitário Anchieta) e escreve sobre tecnologias da informação e comunicação (TICs), além de seu impacto na sociedade e no ensino e aprendizagem. Para encontrá-lo, basta acessar seu Linkedin ou mandar um e-mail: schimiguel@gmail.com