AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Negócios

Aprenda a investir e descubra qual o seu perfil financeiro

Investidores podem ter categorias conservadoras, moderadas e agressivas

Luciana Ikedo Publicado em 06/11/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Investir com segurança? Aprenda os truques - Pixabay/Banco de imagens
Investir com segurança? Aprenda os truques - Pixabay/Banco de imagens

“Gostaria de entender melhor para que serve e como descobrir o meu perfil de investidora. Pode me ajudar?”, leitora, via email.

Quando o assunto é dinheiro, você já parou para pensar como seu estômago e coração podem reagir aos momentos de crise? Uso essa analogia para falar sobre a importância de conhecer o seu perfil de investidora para a tomada de boas decisões. Conhecer a si mesma e saber até que ponto está preparada emocionalmente para enfrentar o mercado é primordial para o sucesso com investimentos.

É o seu perfil que vai refletir sua disposição e preparação para correr riscos, mostrar os melhores caminhos, os produtos que mais se adequam à sua realidade, capacidade financeira e tempo para realização de objetivos. São três categorias: a investidora conservadora prioriza a segurança e prefere aplicar seus recursos em investimentos de longo prazo, além de buscar uma rentabilidade diária; a moderada está disposta a correr algum risco em caso de ter uma rentabilidade acima da média, mas com resultados de médio e longo prazo; e a arrojada ou agressiva é educada financeiramente e com grande conhecimento de mercado, que suporta correr riscos, desde que o objetivo final seja alcançar alta rentabilidade.

É importante observar também que, ao longo da vida, o perfil passa por transições e pode oscilar de conservadora a arrojada de acordo com suas vivências. O perfil de investidora de uma jovem de 25 anos, por exemplo, solteira e em início de carreira, pode não ser o mesmo daqui a 15 anos, quando provavelmente seus objetivos e aspirações já sofreram mudanças.

Lembre-se: independentemente do seu perfil, nunca deixe de investir em si mesma e em conhecimento. Dessa forma, suas escolhas financeiras serão sempre inteligentes e o seu dinheiro servirá como ponte para melhorar a sua qualidade de vida e das pessoas que a cercam. 

Peça ajuda 
O ideal é contar com a ajuda de um assessor ou especialista em investimentos, que poderá ajudar você a conhecer melhor o seu perfil de investidora. Estude, pesquise, se informe. O autoconhecimento é um exercício que também pode dar a você uma diretriz, não só com relação aos seus ganhos financeiros, mas ainda em outras áreas da sua vida. 

Revise sempre o seu perfil 
Fique atenta: é preciso revisar periodicamente o seu perfil para adequá-lo ao seu momento atual e, dessa forma, obter melhores retornos. Como foi dito anteriormente, ao longo da vida, o perfil passa por transições, podendo oscilar, por exemplo, de conservadora a arrojada de acordo com suas vivências e experiências. Esteja sempre atenta a isso e poderá fazer boas escolhas e tomar ótimas decisões.