AnaMaria
Descomplica / Dinheiro

Black Friday: como se prevenir dos golpes dessa época?

A advogada Lívia Sampaio esclarece e indica como se manter seguro nas compras da Black Friday, evitando prejuízos

Da Redação Publicado em 21/11/2021, às 08h00

Cuidado com as fraudes em sites online! - Pixabay/ Banco de imagens
Cuidado com as fraudes em sites online! - Pixabay/ Banco de imagens

A Black Friday é uma data que estimula a economia do país, atingindo altos faturamentos a cada ano. Seja em compras online ou em lojas fixas, as promoções instigam nos consumidores a intenção de comprar o que precisa ou itens no impulso, por conta do preço baixo, mas é necessário estar atento para se prevenir de golpes na Black Friday.

A data é uma boa oportunidade de compras, mas a advogada Lívia Sampaio dá dicas de como evitar golpes que tornem a experiência de bons descontos em uma verdadeira “black fraude”, para que ninguém precise ficar no prejuízo.

A METADE PELO DOBRO

“Um golpe muito conhecido na Black Friday, mas os consumidores acabam se prejudicando. Acontece quando uma empresa anuncia um desconto, porém dias antes aumentou o valor em até 100%. Então a dica é, acompanhar os preços dos produtos que tiver interessado e compará-lo durante a Black Friday; você pode também, olhar os históricos de valores do produto para analisar o preço final”, conta ela à AnaMaria Digital.

SITES FALSOS

Nas compras online, a advogada indica prestar bastante atenção às plataformas de compras, pois nesse período, é comum que você possa estar comprando em um site falso.

“Ao visitar um site, olhe sempre com atenção no endereço da página, para ver se é verdadeiro. Um site falso pode levar à uma venda falsa, fazendo o consumidor perder dinheiro, ou ainda, dar, sem querer informações pessoais, que podem ser usadas por golpistas de forma ilegal”, explica.

DESCONFIE DOS DESCONTOS

O termo “Black Fraude” tem se referido a  fraudes ou propagandas enganosas durante o período de promoções, por isso, além de averiguar o preço e prestar atenção nos sites de comprar é possível tomar algumas outras medidas.

“Desconfie de anúncios que prometem descontos incríveis, procure também por avaliações positivas na loja, e outras informações necessárias para a compra. Assim como, busque observar o boleto de pagamento, se este está referente à loja e ao produto adquirido. Por fim, uma dica importante, principalmente se suas compras forem virtuais, dê preferências a pagamentos com cartão de crédito”, conlui.