AnaMaria
Descomplica / ROTINA

O que posso fazer para gerir meu tempo de um jeito melhor? Especialista explica

Veja como algumas mudanças de hábito podem te ajudar na rotina

Da Redação Publicado em 16/05/2020, às 14h30 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

Diminua ao máximo as distrações e defina tempo para redes sociais - Banco de Imagem/Pixabay
Diminua ao máximo as distrações e defina tempo para redes sociais - Banco de Imagem/Pixabay

Não importa quem você é, sua idade, classe social, gênero ou religião. Seu dia tem as mesmas 24 horas que o dia de qualquer outra pessoa. E a verdadeira questão que iremos levantar aqui não é sobre quanto tempo você tem, mas sobre como você gerencia esse tempo.

Você tem deixado as urgências e emergências controlarem seu dia, seus resultados? Vamos analisar e pensar um pouco mais...

Gestão do tempo pode ser definida como o processo de organizar e planejar a divisão do tempo entre as atividades específicas que você precisa executar durante o dia, a semana, o mês etc. 

O grande trunfo aqui é que, quando bem executada suas tarefas, ela permite que você trabalhe de maneira inteligente e faça mais em menos tempo, mesmo quando o prazo está apertado ou você trabalha sob pressão.

Mas, afinal, quais são as vantagens de melhor gerir o seu tempo? Além de sentir que seu dia rendeu mais, você consegue diminuir o estresse, tem mais tempo livre para fazer o que te dá prazer, fica mais produtivo e eficiente, melhora sua reputação no trabalho/família/amigos e fica com maior capacidade de realizar seus objetivos. Mas como fazer? Por onde começar?

Defina metas e objetivos, que podem ser mensais, semanais ou diários; planeje, faça uma lista de prioridades; defina o tempo necessário para executar cada ação; aprenda a dizer não; priorize tarefas; gaste tempo com as atividades que têm levam a alcançar seu objetivo.

Faça perguntas a si próprio, como: o que acontece quando gerencio meu tempo? Como me sinto? Por que quero gerir melhor meu tempo? Quais coisas poderia fazer com mais tempo livre? O que melhoraria na minha vida?

Não superestime o tempo necessário para realizar algumas tarefas, o importante é manter o foco e identificar prioridades. 

Evite os vilões do tempo, como: desorganização, procrastinação e incapacidade de dizer não.

Diminua ao máximo as distrações; defina tempo para redes sociais, whatsapp e ligações; organize sua agenda; tire as pendências do caminho e não deixe nada para amanhã.

Pare, pense, se programe e defina para onde você quer ir. Gestão de tempo só faz sentido se você souber exatamente por que você precisa e quais os benefícios dessa gestão para sua vida.

LARA DIAS é especialista em negócios e pessoas do Grupo Support (www.sbgrouprp.com.br).