AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Medicamentos

Confira 4 dicas para armazenar remédios da maneira correta e com segurança

Guardar individualmente e checar a data de validade são medidas que devem ser seguidas por todos

Karla Precioso Publicado em 27/06/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja qual a maneira adequada de guardar os remédios - Unsplash
Veja qual a maneira adequada de guardar os remédios - Unsplash

Os medicamentos precisam de uma série de cuidados para que não percam suas propriedades e mantenham a eficácia. A seguir, veja as dicas de conservação e armazenamento elaboradas pela equipe da MiDi Personal Organizer, que podem fazer a diferença tanto para seu tratamento, quanto para a duração do remédio.

DATA DE VALIDADE
Fique de olho nela sempre! Não guarde remédio vencido. Se a caixinha amassou, rasgou ou molhou, cheque a data de validade no blister dos comprimidos ou no próprio tubo de pomada.

CAIXA ORGANIZADORA
Use caixinha organizadora ou até mesmo as maletas de remédios e primeiros socorros. Algumas pessoas separam em saquinhos zip-lock. Se esse for seu caso, não se esqueça de etiquetar.

LOCAL DE ARMAZENAMENTO 
O mais importante é que os remédios fiquem longe do sol, altas temperaturas e da umidade. Também evite guardar os medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos. Gavetas de algum móvel da sala de jantar são uma boa opção para acomodá-los. Caso tenha crianças em casa, procure uma gaveta ou nicho mais alto.

DESCARTE
Nunca descarte seus medicamentos na pia, vaso sanitário ou rede de esgotos. Seus princípios ativos podem poluir o meio ambiente. 

Evite também o descarte no lixo residencial. Várias farmácias já possuem locais em que você pode descartar seu medicamento com segurança. Informe-se no estabelecimento mais próximo de você.

REGRAS GERAIS

  • Crianças não devem ter acesso a medicamentos;
  • Procure não tirar o remédio da embalagem. Se fizer isso, utilize saquinhos zip com etiquetas ou caixinhas próprias para guardá-los;
  • Em viagens mantenha-os arejados. Nada de deixar o tempo todo na mala;
  • Lave as mãos antes de manusear qualquer medicamento e os manuseie em lugares claros. Leia sempre os nomes para evitar trocas.