AnaMaria
Descomplica / DICAS!

Confira alguns passos importantes para empreender com sucesso

Iniciar a jornada empreendedora requer atenção a pontos fundamentais para que o projeto seja bem-sucedido

Karla Precioso Publicado em 14/05/2022, às 14h30

Reprodução
Reprodução

Atualmente, no Brasil, o número de empreendedores cresce cada dia mais, não por oportunidade, mas por necessidade de gerar renda a partir de suas próprias possibilidades. Cresce o número de desempregados, aumenta o número de empreendedores no país. Portanto, todo cuidado é necessário no momento de colocar sua energia, dinheiro e conhecimento para deslanchar um novo projeto e passar a ser dono do seu próprio negócio.

Por isso, a sócia-fundadora do Instituto Kaz, Kaz Coworking e criadora do 'Mulheres Que Lideram', Dariane Gatto, listou seis pontos importantes a avaliar aoiniciar seu projeto. Vem ver!

Dinâmica do mercado que pretende atuar
Ter um bom produto ou serviço é essencial, mas conhecer a dinâmica do mercado que escolheu para atuar é um fator decisório para acertar na apresentação do seu negócio ao público. Busque informações sobre esse mercado em centros especializados, na internet (em fontes confiáveis) e pesquisas de mercado disponíveis gratuitamente nas instituições que apoiam o empreendedor.

Compreenda como os negócios são feitos, as relações estabelecidas, quem são os fornecedores e compradores desse mercado. Quanto mais souber sobre a dinâmica do mercado, maior será sua
assertividade para compor e iniciar o projeto.

Plano de negócios
Às vezes, por pressa ou até mesmo por não compreender como usar um plano de negócios, existe a tendência a pular esta etapa de planejamento e elaboração do negócio, e isso é um perigo. Um plano de negócios não garante que seu projeto vai dar certo, mas, certamente, faz com que você tenha muito mais dados, projeções e fatos adequados para colocar seu empreendimento no mercado.

Orçamento para investimento
Qual é o valor que está disponível para você criar este negócio? Fez os cálculos? Considerou também a sua necessidade de receita durante o período de implementação do negócio? Saber o tempo de retorno sobre o seu investimento é importante para separar até quanto você está disposto a investir e quanto precisa reservar para despesas pessoais enquanto implementa o projeto e faz com que ele se consolide e só depois dê lucro. Saber sua necessidade de renda e reservar esse valor pode livrar você de apuros desnecessários durante os primeiros anos do projeto.

Comunicação e acordo com seu círculo de convivência
Empreender é uma decisão que impacta as pessoas que convive e conviverão futuramente com você. Portanto, envolver seu círculo íntimo nessa decisão é bastante saudável para que não aconteça conflitos por sua dedicação ao projeto durante um bom período.

Quem opta por empreender, principalmente
nos primeiros anos, precisa de fato direcionar tempo, energia e atenção ao negócio até ter caixa para formar uma equipe, dividir responsabilidades e delegar. Uma etapa realmente fundamental para o negócio.

Hábitos que fortalecem
Ter repertório, aprender mais sobre diversos assuntos é primordial para estabelecer bons relacionamentos. E isso aumenta as chances de seu projeto ser visto, lembrado e escolhido. O desempenho do seu negócio dependerá muito do seu próprio desempenho durante a fase inicial.

Você quer alcançar melhores resultados? O autoconhecimento não pode ficar de fora, além dos assuntos próprios do empreendedorismo. Comece a criar hábitos poderosos que irão fortalecer e colocar você à frente. Que tal começar pela leitura? É de fácil acesso e pode ser realizada em qualquer lugar e em seu tempo.

Networking
Ninguém faz nada sozinho. Invista tempo e qualidade para criar uma rede de relacionamentos colaborativa, seja presente, ajude, se coloque à disposição para trocar informação e experiências. Quando você investe nos seus relacionamentos profissionais e cria uma rede de apoio, empreender se torna mais leve.

Busque grupos profissionais de networking, participe de eventos que priorizam o relacionamento entre empreendedores, cerque-se de pessoas colaborativas. Esse será um grande diferencial para que você realize o seu projeto de forma mais humanizada.