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Confira quatro passos para ter sucesso nas vendas online

Especialista revela dicas para alavancar o seu negócio sem sair de casa

Karla Precioso Publicado em 06/11/2021, às 08h30

Veja algumas dicas de como ter sucesso em vendas online - Brooke Lark/Unsplash
Veja algumas dicas de como ter sucesso em vendas online - Brooke Lark/Unsplash

Durante a pandemia, o número de novos empreendedores foi recorde. Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, mais de 14 milhões de brasileiros criaram seu próprio negócio nesse período. O desemprego é o principal motivo que empenha as pessoas a buscarem por uma alternativa de renda, já que o Brasil, de acordo com dados fornecidos pelo IBGE, ainda possui taxas recordes de desocupados, chegando a 14,8 milhões da população. 

Em momentos de crise, no entanto, uma boa opção para gerar dinheiro é usufruir das nossas capacidades, seja com uma receita secreta da família ou até mesmo as habilidades em crochê. 

Kuki Bailly, fundadora e CEO da Rede Dotsy, grupo no facebook e vitrine virtual para pequenos empreendedores e artesãos, acredita que muitas pessoas ainda têm vergonha de mostrar seus próprios talentos e nem sabem como encontrar maneiras assertivas de divulgar seu trabalho.

“Muitos acham que é algo distante, mas quando começam com isso, se tornam empreendedores”, ressalta a empresária.

Pensando nos pequenos negócios e artesãos, a especialista selecionou quatro dicas bem valiosas para quem pretende iniciar já sua jornada on-line.

MARCA E APRESENTAÇÃO

Investir no desenho de sua marca é fundamental, afinal ele vai funcionar como um cartão de visita, destacando a qualidade e a credibilidade do trabalho. Quando você tem uma boa identidade visual, a aparência por si só explica o tipo de produto que você vende e se é um bom profissional. 

Pode ser seu próprio nome (com uma descrição) ou algum nome que você goste, desde que seja sonoro e fácil de pronunciar e lembrar. Para isso, é indicado conversar com um profissional especializado. 

Boas fotos também são importantes! Muitas vendas são efetuadas por fotografias que valorizam os produtos e despertam o desejo do consumo. Hoje existem cursos acessíveis para você aprender a fotografar com o celular. Assim, você conseguirá ter sempre fotos atualizadas e bonitas para publicar e enviar aos clientes.

STORYTELLING

Isso nada mais é do que sua história e descrição de seu produto. O mercado é cheio de opções e uma boa história gera valor para o produto ou serviço. Qual é o seu diferencial? É uma receita de família? Uma paixão que você adquiriu em alguma viagem? Isso ajuda seus clientes a conhecerem você e a valorizarem seu trabalho. Você conta qual é a “alma” do seu negócio.

USAR CORRETAMENTE AS REDES SOCIAIS E WHATSAPP

Criar uma conta comercial no Instagram e Facebook hoje é fundamental – as redes são uma vitrine importante e gratuita para iniciar a jornada digital. Após esse passo, procure os “supergrupos” de vendas no Facebook, as comunidades virtuais, onde você entra em contato direto com clientes e outros vendedores. É uma forma bacana de “pertencer” a um ecossistema acolhedor e cheio de possibilidades para vender, crescer e aprender.

Cadastrar um número comercial de Whatsapp também é oportuno. Assim, você cria um canal para atender rapidamente os clientes e pode publicar e enviar para quem quiser. Facilita a comunicação e divulgação do negócio diariamente. Mas, atenção: se algum imprevisto acontecer, sempre avise com prontidão e gentileza.

PÓS-VENDA

Esse trabalho é primordial também! Ele mantém sua carteira de clientes sempre ativa e proporciona recorrência, ou seja, ajuda você a conseguir mais encomendas nas semanas e meses seguintes. Nada como ter clientes felizes e “fixos” no seu faturamento. Tenha sempre novidades para enviar, use a criatividade para sempre despertar o interesse e o desejo em seus compradores.

LUCRO X BAIXO INVESTIMENTO

As vendas on-line ajudam a ajustar e equilibrar o faturamento, mas, em muitos casos, esse tipo de comércio supera drasticamente as expectativas de lucro, sendo possível alcançar um número incalculável de clientes com baixo investimento e, principalmente, eliminando os diversos gastos de um estabelecimento comercial.