AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Economize!

Conta de luz mais cara? Veja como reduzir o consumo de energia em casa

Algumas práticas incorporadas à rotina podem ajudar nisso; confira!

Karla Precioso Publicado em 05/09/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Com o aumento da conta de luz em todo o Brasil, a economia no lar torna-se essencial - Pixabay
Com o aumento da conta de luz em todo o Brasil, a economia no lar torna-se essencial - Pixabay

Com o aumento da conta de luz em todo o Brasil, chegando à bandeira tarifária vermelha patamar 2, a economia no lar torna-se essencial. O desafio é ainda maior com a pandemia, considerando o fato de  muitas pessoas passarem mais tempo em casa, aumentando o uso da energia. 

Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti, traz dicas simples e práticas que podem ser incorporadas à rotina, visando a redução desejada nesse período desafiador.

DE OLHO NOS HORÁRIOS
Uma medida simples é evitar tomar banho no início da manhã ou após às 22h, quando as temperaturas estão mais baixas, o que exigirá trabalho redobrado da potência do chuveiro. É necessário também evitar os horários de pico de uso, que costumam ser das 17h30
às 20h30. Dessa forma, as companhias de energia elétrica não ficam sobrecarregadas e, consequentemente, não ficam comprometidas com o fornecimento para todas as regiões.

TUDO LIGADO AO MESMO TEMPO
Secador de cabelo, máquina de lavar, torneira elétrica e chuveiro: vários aparelhos funcionando simultaneamente sobrecarregam a rede de energia elétrica. Evite!

PRESERVE E ECONOMIZE
Apesar do conforto de um longo banho, o ideal é que não seja ultrapassado o tempo de 8 minutos. Ficar muito tempo embaixo
do chuveiro desperdiça água e energia. É necessário monitorar especialmente o tempo do banho das crianças também, uma vez
que a distração com brincadeiras pode acarretar em prejuízos maiores.

O SIMPLES FAZ A DIFERENÇA
Algumas atividades simples podem impactar também positivamente no desafio de redução do consumo de energia. Tirar os produtos da tomada, por exemplo, pode reduzir o gasto mensal. Outra dica é em relação à máquina de lavar. Quando lavamos vários itens ao mesmo tempo, em um único ciclo de lavagem, é garantida economia de energia, evitando a utilização do eletrodoméstico por várias vezes dentro de um período.

CONTROLE AO ALCANCE DAS MÃOS
Os reguladores de temperatura dos chuveiros são funcionalidades que algumas pessoas costumam desprezar, porém podem ser importantes aliados para contar com um banho confortável e ainda reduzir o consumo elétrico. Ao selecionar o modo ‘verão’, além de garantir água quente na medida certa, o usuário economiza na conta de luz.

APOSTE NO LED
Optar sempre por lâmpadas LED é o melhor caminho, pois iluminam mais e economizam até 80% em comparação com os modelos incandescentes.