AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Sem medo

Do you speak english? 5 dicas para turbinar seu inglês

Se você passa mal toda vez que precisa falar o idioma, veja nossas indicações

Luciana Bugni Publicado em 15/12/2018, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialistas dão dicas para praticar a nova língua - Banco de Imagens/Shutterstock
Especialistas dão dicas para praticar a nova língua - Banco de Imagens/Shutterstock

Veja como tirar o trauma do idioma com as dicas da professora Renata Franco Wilmot, fundadora da escola English This Way.

1. Crie oportunidades para se expor e fazer uma imersão na língua: visite lugares onde estrangeiros vão (se você mora em uma cidade turística é fácil achá-los). Siga perfis interessantes no Instagram, assista a vídeos no YouTube e faça aulas com professores experientes e qualificados com quem você possa praticar e obter correções.

2. Estabeleça pequenos objetivos diariamente: conversar com um turista estrangeiro num bar ou museu, fazer um amigo novo virtual, entrar num grupo de WhatsApp para praticar a língua, memorizar a letra de uma música completa, fazer exercícios de vocabulário, pronúncia e gramática, aprender cinco sentenças completas por dia, espalhar post-its com vocabulário novo em lugares que você olha sempre. Crie um perfil de estudos no Instagram para ter um diário.

3. Assista a séries e filmes em inglês, mas troque a pipoca por um caderno! Assista ao mesmo trecho do filme ou série (no máximo, cinco minutos de conversa) várias vezes e vá anotando as frases e palavras novas. Pesquise o significado e depois assista novamente e repita as frases em voz alta, copiando a entonação do ator. Depois, grave a sua voz falando e compare com a original. Faça isso com o seu filme ou séries preferidos para ser mais legal.

4. Fale sozinha! Escolha podcasts, filmes ou séries e grave a sua voz falando inglês e, assim como o item anterior, compare com a gravação original. Faça isso todos os dias. Se puder agendar uma aula com um professor, peça para ele(a) corrigir a sua pronúncia e gramática nas gravações.

5. Matricule-se numa escola com professores internacionalmente qualificados e experientes: o professor experiente e qualificado não vai ficar só batendo papo com você. O profissional linguista irá corrigir seus erros, ajudar a escolher mais materiais para aprofundar os estudos, dar-lhe exemplos de experiências de vida concretas e ajudá-la com a cultura, pronúncia e expressões idiomáticas. Tome cuidado com nativos e/ou pessoas que moraram fora e dão aula de inglês como um bico. Professores profissionais têm mais chance de ensiná-lo direito.