AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Empreendedorismo

Empreendedorismo: aprenda a fazer seu negócio com essas 5 dicas valiosas!

Da paixão ao seu ganha-pão, a empresária Fê Cordeiro abandonou a carreira de Direito para ensinar práticas de mesa posta

Karla Precioso Publicado em 18/07/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É preciso ter muito conhecimento e paciência para fazer valer! - Pixabay
É preciso ter muito conhecimento e paciência para fazer valer! - Pixabay

Arelação de Fê Cordeiro com a mesa começou no ambiente familiar. Ela conta que cresceu rodeada de bons hábitos e que sempre observava o capricho que seus pais e parentes arrumavam o local das refeições. Desde pequena, percebeu como fazia diferença quando valores e princípios à mesa eram realizados. 

Naquela época, os moldes de etiqueta não eram iguais aos de hoje, mas, mesmo de maneira simples, sua família tinha a cautela de transformar um almoço de domingo no mais especial possível. A profissional tem formação em Direito. Atuou na área criminal e passou em um concurso público como a primeira colocada. Após alguns anos seguindo carreira pública, ela adoeceu e sofreu muito pela incerteza no trabalho. 

Assim, de forma inesperada, a mesa posta aconteceu em sua vida. Foi quando criou uma conta no Instagram, antes chamada de Caseirices da Fê, para compartilhar o que ela realmente gostava: dicas de etiqueta, boas maneiras e fotos de mesa posta. A intenção era expor ao mundo a sua paixão. E assim, de maneira bem despretensiosa, amigos e conhecidos começaram a contratá-la. Considerando seu dom de ensinar, ela decidiu, então, ministrar workshops. 

A partir daí, o negócio foi crescendo. Em 2019, ela lançou o livro Mesa Posta Sem Segredos e fundou a Escola Mesa Posta, mostrando o quanto esse trabalho pode tornar-se uma promissora fonte de renda. Hoje, ela tem mais de 2.500 alunos no Brasil e ao redor do mundo. 

Primeiros passos…
Tudo é treinamento. As habilidades podem ser desenvolvidas com a prática. Algumas características também fazem a diferença para o empreendedor de sucesso: ter muita coragem, estabilidade emocional, paixão e comprometimento pelo que faz, ser resiliente e paciente, estar preparado para lidar com situações de crise e resolver problemas. 

Liberdade financeira, segurança profissional e pessoal, flexibilização de horário, realização de um sonho, satisfação profissional... Após estabelecer o motivo que vai levar você adiante, é preciso entender o propósito da mesa posta. É aí que entra a profissionalização. 

A seguir, Fê compartilha dicas para você se inspirar e faturar uma grana extra também! 

1 - TENHA CONHECIMENTO 
É importante frisar que, em qualquer área da mesa posta, o conhecimento, a criatividade (que pode ser treinada com o tempo) e estar atento às tendências são diferenciais para o profissional.

2 - IDENTIFIQUE O PÚBLICO 
Uma vez tendo isso definido, será possível direcionar o rumo do seu trabalho, bem como a maneira de portar-se e de falar com seu público. É fundamental saber com quem está falando e adequar-se a ele. 

3 - SAIBA PRECIFICAR 
Mesmo que nesta jornada você esteja sozinha, tome cuidado com as finanças e faça planilhas de gastos, separe o que é do seu negócio e o que pode ser uma entrada pessoal. Ter uma organização financeira é a peça-chave para que o empreendimento tenha uma vida longa.

4 - FAÇA PARCERIAS 
Ninguém tem sucesso sozinho, portanto a parceria com nichos similares aumenta a rede de clientes e até de conhecimento. É uma ótima estratégia fazer parceria com lojas da cidade e influenciadores.

5 - SEJA PACIENTE 
Empreender é um processo longo, por isso requer paciência. A dica é posicionarse no meio on-line e agarrar as oportunidades. Hoje em dia, a presença em redes sociais é um ótimo meio para ter sua imagem bem consolidada.