AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Coragem e persistência

Empreendedorismo: confira 10 dicas para quem pretende abrir o próprio negócio

Empresária de rede de estética lista as dicas para você realizar seu sonho e garantir o sucesso

Karla Precioso Publicado em 10/04/2022, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja como tirar os planos do papel e coloc- - Unsplash
Veja como tirar os planos do papel e coloc- - Unsplash

A pandemia da covid-19 não tem impedido os brasileiros de empreender. Ao contrário, muitos precisaram se reinventar para obter uma renda todo mês e conseguir manter as contas em dia. A boa notícia é que, no franchising, existem muitas opções de negócios com investimento baixo. Exatamente isso. 

A fundadora da Mais Top Estética, Natália Ribeiro, de 32 anos, criou uma empresa que, em apenas cinco anos, saiu de uma sala de 20 metros quadrados, em Cruzeiro, no interior paulista, para uma rede de estética com mais de 400 unidades. 

No empreendimento, a empresária conseguiu introduzir técnicas inovadoras e cientificamente comprovadas nos mais diversos serviços. Com o objetivo de compartilhar sua experiência, ela preparou 10 dicas para quem está planejando abrir o próprio negócio. Confira!

1. NÃO TENHA MEDO DE ERRAR

O erro faz parte do processo de aprendizagem. Empresários de sucesso passaram por diversos desafios ao longo da trajetória, só que, em vez de desistirem, reconheceram seus erros, voltaram atrás e fizeram tudo de forma diferente. Ou seja, entenda que você precisará se preparar. Não espere resultados imediatos ou técnicas milagrosas para alavancar o negócio. Conquistar bons resultados exige esforço, dedicação e autoconfiança para assumir os possíveis riscos.

2. SEJA CRIATIVO E ESTUDE

Vivencie diversas situações e esteja aberto a experiências. Ser criativo é sinônimo de se arriscar, buscar melhorar, aprimorar técnicas e desenvolver novas habilidades que ajudem a solucionar problemas no dia a dia do negócio e a lidar com diferentes recursos.

3. DESAFIE A SI MESMA

Ao fazer isso diariamente você consegue conhecer melhor seus próprios limites, adquirindo aptidão para atingir os objetivos. Mude as tarefas que se tornaram fáceis e mecânicas. Olhe por outro ponto de vista, visualize seus objetivos, meça os riscos e as oportunidades, e não tenha medo de se desafiar. 

4. INVISTA DE FORMA CORRETA

Ao optar por não desenvolver o plano de negócios, você corre mais risco de dispensar energia e esforços sem sucesso. Por isso, tenha em mãos um planejamento bem estruturado. Analise as principais particularidades do negócio, como características e diferenciais que se destaquem da concorrência, antevendo o que pode acontecer na prática. 

5. ENTENDA O MERCADO NO QUAL DESEJA ATUAR

Antes de tudo, é preciso que você busque entender seu mercado e o nicho em que irá atuar. Para não passar por dificuldades inesperadas, o ideal é colocar no papel o plano de negócios elaborado, traçando
um retrato do mercado atual e o que a sua empresa vai oferecer aos clientes.

6. APRENDA A IDENTIFICAR OPORTUNIDADES

Conheça seu público-alvo, suas necessidades, desejos e anseios. Estamos falando de todas as pessoas que possam ser impactadas pela sua marca. Já pensou por quais meios você irá se comunicar com elas? É fundamental saber o que os clientes esperam do produto ou serviço que você pretende oferecer.

7. DIVULGUE SEU NEGÓCIO

Não tenha medo de expor seu produto ou serviço. Recomende a amigos o que a sua empresa oferece. Participe de feiras de exposição e eventos, que podem ser uma boa alternativa para alavancar a sua base de contatos.

8. TENHA UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Guarde algum capital para imprevistos. Caso eles aconteçam, você conseguirá manter seu padrão de vida por alguns meses até se restabelecer. Guardar dinheiro ainda pode ser uma ótima opção para
quem deseja investir em novas oportunidades em seu nicho.

9. UTILIZE O MEIO DIGITAL A SEU FAVOR

Com o acesso à internet cada vez mais universal e a ampliação das possibilidades de atuação nesse ambiente, o empreendedorismo digital surge como uma forte tendência ao atender as novas demandas do consumidor. Por isso, esteja atento a todas as redes sociais.

10. BUSQUE PARCERIAS

Construa uma rede confiável de parcerias. Ninguém aprende sozinho. Todos precisamos de apoio e pessoas dispostas a ajudar, apontando outros caminhos e novas oportunidades de crescimento da empresa.