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Estressou? Veja exercícios e técnicas para sair de uma crise de nervos

Separamos um passo a passo para você sair do estresse de forma mais fácil

*Bianca Vilela Publicado em 26/11/2020, às 08h00 - Atualizado em 09/12/2020, às 10h10

Veja as dicas - Pixabay/robinhiggins
Veja as dicas - Pixabay/robinhiggins

Saber usar técnicas que ajudam a nos livrar das inseguranças, cada vez mais presentes em nossas vidas, não é mais uma questão de opção, e sim de necessidade! Todos nós sabemos que precisamos da rotina no trabalho, por exemplo, mas também é importante investir em uma pausa, relaxamento e descanso. 

E lá vem eu, novamente, falando que atividade física é fundamental para manter a cabeça no lugar. E é mesmo! Mas, afinal, como não enlouquecer diante de tantas obrigações, disciplinas e uma vida atribulada? Para isso, quero apresentar algo que pode te auxiliar: exercícios simples para sair de situações de estresse.

A prática pode acontecer todos os dias e em diferentes situações. É possível experimentá-las em diversas ocasiões da rotina, já que você precisa, basicamente, levar sua atenção para o momento presente. Algumas dicas importantes:

1. Tire um tempo só para você: pode ser de 10 a 20 minutos por dia para a sua mente vagar e você não se preocupar com nada.

2. Respire: sente-se ou fique em pé em uma posição bem confortável, em um lugar silencioso. Respire naturalmente e relaxe, focando as suas sensações do seu corpo. Devido à vida atribulada, nossa respiração torna-se curta e ineficiente, se restringindo a somente a parte superior do peito. 

3. Mantenha o foco no presente: apenas no momento de agora, deixando o passado e o futuro bem longe.


Foto: Bianca Vilela

Que tal reservar alguns minutos do seu dia para focar em você?  

• Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações dos seus órgãos, a maneira que ele infla os pulmões quando o ar entra e a sua volta a posição original quando expiramos.

• Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modificá-la, apenas sinta o que está acontecendo naquele momento.

• Foque em seu corpo, às sensações e como você está vivenciando e se conecte a elas, sem emitir qualquer opinião; apenas se permita sentir e relaxar. Será revigorante!


Foto: Bianca Vilela

Agora que você já aprendeu a se conectar com você mesmo e com suas emoções, te apresento os exercícios respiratórios que poderão tirar você de uma crise de nervos.

EXERCÍCIO 1: RESPIRAÇÃO PROFUNDA


Foto: Bianca Vilela

Sente-se em um lugar confortável, mantenha a coluna ereta e se preferir feche os olhos. Este exercício é bastante simples e não requer qualquer prática. Inspire por 3 a 5 segundos, de forma profunda, para expandir e projetar seu abdômen inferior para a frente; expire lentamente. Este exercício te ajudará a baixar a frequência cardíaca, além de promover uma deliciosa sensação de bem-estar. Experimente pelo menos 10 ciclos.

EXERCÍCIO 2: RESPIRAÇÃO QUADRADA

Sente-se em um lugar confortável, mantenha a coluna ereta e, se preferir, feche os olhos. Inspire de 3 a 5 segundos e, na sequência, mantenha seus pulmões cheios pelo mesmo tempo. Solte o ar por 3 a 5 segundos, na sequência mantenha seus pulmões vazios pelo mesmo tempo. Este exercício te ajudará a baixar a frequência cardíaca, além de promover uma deliciosa sensação de bem-estar! Experimente pelo menos 5 ciclos.


EXERCÍCIO 3: RESPIRAÇÃO PROFUNDA ASSOCIADA À RESPIRAÇÃO QUADRADA

Aqui vale associar o exercício 1 com o exercício 2. Realize uma respiração profunda e na sequência, faça uma respiração quadrada. Ele te ajudará a baixar a frequência cardíaca, além de promover uma deliciosa sensação de bem-estar! Experimente pelo menos 5 ciclos de cada, alternadamente. 

EXERCÍCIO 4: RESPIRAÇÃO CACHORRINHO

Este último exercício, ao contrário dos anteriores que promovem o relaxamento, promoverá vitalidade e espantará a sensação de cansaço. Por isso, não é recomendável fazê-lo antes de dormir. O ideal é ser feito antes de uma reunião, ou após o almoço, quando bate aquele sono!

Trata-se de algo muito simples. Inspire e expire (pelo nariz preferencialmente) o mais rápido que conseguir. Experimente por pelo menos 20 segundos ininterruptamente. Importante que seja feito na posição sentada e não na posição de pé, pois você pode no início sentir uma tontura, devido a grande entrada de oxigênio no organismo.

E não deixe de assistir ao vídeo que produzimos especialmente para você acompanhar comigo todos os exercícios! Adquirindo mais consciência, você estará pronto para dar um passo a frente, com segurança e alegria. Deixe a sua vida mais leve, você merece!

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial