AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Dia a dia

Gasolina adulterada? Veja 5 dicas de manutenção para poupar combustível

5 cuidados básicos que ajudam você a poupar combustível

Da Redação Publicado em 14/12/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira 5 dicas para manutenção do carro - Wassim Chouak/Unsplash
Confira 5 dicas para manutenção do carro - Wassim Chouak/Unsplash

Aumento do preço dos combustíveis, redução dos ganhos e manutenção cara do automóvel são as principais reclamações dos motoristas de aplicativos, taxistas, profissionais de logística e – na verdade – de todo mundo que é dono de um carro.

Para tirar dúvidas, dar dicas e mostrar quais serviços são desnecessários, AnaMaria Digital conversou com o engenheiro mecânico Denis Marum (www.denismarum.com.br), que escreveu um e-book e montou um curso de mecânica básica para diminuir os custos com o carro, atrás de dicas para você. Anote aí!

1. ÓLEO DO MOTOR
Não deixe passar a data de troca, seja por quilometragem ou tempo de uso. Utilize sempre o óleo indicado no manual do proprietário e evite ser convencido pelos atendentes ou frentistas, que insistem em vender produtos diferentes. Atenção: o óleo do motor NÃO precisa de aditivo.

2. VAZAMENTOS
Fique atento aos vazamentos de óleo do motor, da direção hidráulica e de água. Observe a coloração: óleo do motor é marrom escuro (quando novo, a tonalidade é um pouco mais clara), óleo da direção hidráulica ou do câmbio automático é vermelho, vazamento de água é transparente, mas se o tom é o rosado, pode ser que o sistema de arrefecimento do veículo esteja comprometido.

3. AMORTECEDORES
Quando for trocar o amortecedor, opte por uma peça nova e esqueça as recondicionadas na tentativa de economizar. Isso porque amortecedor cansado pode estragar as buchas da suspensão e os pneus.

4. VELAS
São responsáveis por queimar o combustível que entra no motor. Quando desgastadas, parte do combustível é eliminado pelo escapamento, fazendo com que você jogue dinheiro fora.

5. ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO
Adiar esse ajuste faz com que você tenha gastos com combustível, desgaste prematuro dos pneus e desconforto na direção.

E se o motorista desconfiar se a gasolina está batizada, Marum indica um teste rápido e fácil: em um copo plástico, coloque a gasolina. Se estiver adulterada, o fundo do copo vai derreter. É muito importante cuidar disso, pois combustível adulterado pode estragar a bomba, a boia de combustível, os bicos injetores e até o catalizador do escapamento.