AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Atenção!

Golpes na web: saiba como fugir das enganações no mundo digital

Conheça as estratégias que ajudam a manter os estelionatários longe

Karla Precioso Publicado em 22/05/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira 10 dicas para não cair em golpes digitais - Jeremy Bezanger/Unsplash
Confira 10 dicas para não cair em golpes digitais - Jeremy Bezanger/Unsplash

Durante a pandemia, a venda de produtos e serviços pela internet teve um crescimento meteórico. Com isso, o aumento no fluxo de dados e transações on-line atraiu ainda mais a atenção de golpistas. “Saber como evitar golpes é a melhor maneira de se manter seguro. É preciso estar atento aos sinais”, diz Aline Bak, especialista em assuntos da internet e marketing digital.

Há alguns indícios que apontam, de modo mais explícito, para ilegalidades. Ainda nesse contexto, estão os golpes de clonagem do Whatsapp, que têm acontecido em uma frequência assustadora. “Bandidos usam a conta clonada ou roubada do aplicativo para induzir os contatos a efetuar depósitos e transferências”, alerta Aline.

Veja como não ser mais uma vítima das fraudes no universo digital!

ATIVE A CONFIRMAÇÃO EM DUAS ETAPAS NO WHATSAPP

Este mecanismo permite cadastrar um código PIN que será pedido pelo aplicativo quando houver a tentativa de habilitar sua conta em outro aparelho celular. Basta acessar a guia de configurações, clicar em conta, em seguida, em confirmação em duas etapas e, então, em ativar. Por fim, siga as orientações e cadastre uma senha de seis dígitos.

PREFIRA COMPRAR DE SITES COM BOA REPUTAÇÃO

A honestidade dos sites de e-commerce é o melhor antídoto para não cair em ciladas. Dê preferência aos sites e marketplaces já bem conhecidos, para evitar riscos.

NÃO BAIXE APLICATIVOS ALEATORIAMENTE

Não baixe nenhum aplicativo de fontes que não sejam conhecidas. Procure informações detalhadas antes. Verifique o desenvolvedor, as avaliações e as análises.

NÃO ABRA TEXTOS OU LINKS SUSPEITOS

Se não tiver certeza sobre a honestidade do emissor, faça uma checagem independente. Não use jamais os detalhes de contato fornecidos na mensagem enviada a você. Abra apenas e-mails, links e anexos de fontes conhecidas.

CUIDADO COM PEDIDOS DE DINHEIRO

Nunca faça transações ou forneça detalhes de seu cartão de crédito, conta on-line ou envie cópias de documentos pessoais a alguém que você não conheça ou não tenha absoluta confiança.

ATENÇÃO ÀS SENHAS

Elas devem ser difíceis de adivinhar e é recomendável que incluam uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. “Nunca use a mesma senha para todas as contas e atualize-as com regularidade”, diz a especialista.

REVISE AS CONFIGURAÇÕES DE SEGURANÇA

É preciso ter cuidado com as pessoas com as quais você se conecta nas redes, já que golpistas podem usar suas informações e imagens para criar uma identidade falsa. Uma boa dica é aprender a usar as configurações de privacidade e segurança dos aplicativos. Se você reconhecer um comportamento suspeito, tome medidas imediatas para proteger sua conta. O primeiro passo é fazer uma denúncia na própria plataforma.

NAS COMPRAS ON-LINE, PREFIRA O CARTÃO DE CRÉDITO VIRTUAL

“A prática não vai impedir que você caia em falsas promoções, mas, pelo menos, você vai se prevenir contra o ataque de bandidos, já que os dados ficam protegidos”, enfatiza. Sempre que suspeitar de algo errado, comunique imediatamente o banco. Após análise, algumas vezes, a compra pode ser cancelada.

MANTENHA SEUS APARELHOS SEGUROS

Não compartilhe o acesso a seus dispositivos com outras pessoas (inclusive remotamente), atualize o software de segurança e tenha o hábito de fazer backup do conteúdo. Proteja sua rede Wi-Fi com uma senha e evite usar computadores públicos ou hotspots para acessar serviços bancários e fornecer informações pessoais.

DESCONFIE DE CONTATOS FEITOS “NA PRESSÃO”

Os golpistas querem que você tome atitudes antes de ter tempo hábil para pensar. Se estiver ao telefone, eles podem pressionar para não desligar, de modo que você não poderá conferir a história. E também costumam fazer ameaças, como dizer que seus cartões bancários podem ser desativados ou o computador corrompido. Alerta máximo!