AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Aprendizado

Inglês: veja seis dicas para estudar o idioma sozinho em casa

Especialista ensina como usar o tempo em casa a favor da aprendizagem de novos idiomas

Da Redação Publicado em 29/08/2020, às 08h20 - Atualizado em 28/09/2020, às 16h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Para fazer as aulas, o conselho é reservar um espaço tranquilo - Martin Vorel/Pixabay
Para fazer as aulas, o conselho é reservar um espaço tranquilo - Martin Vorel/Pixabay

Por conta da pandemia do novo coronavírus, muitos acabaram conseguindo trabalhar de casa, economizando horas de deslocamentos que teriam para cumprir a agenda de costume. O que não significa que esse tempo livre represente ociosidade. Pelo contrário, é a chance de retomar projetos interrompidos, ou mesmo de tentar novas experiências, como aprender outro idioma

AnaMaria Digital bateu um papo com Paulo Arruda, CEO da Park Idiomas, e lista seis dicas para quem tem interesse em aproveitar a quarentena para fazer aulas à distância.

1 - ORGANIZAÇÃO E TEMPO
É importante que o aluno faça um planejamento no começo da semana e determine o dia que fará a aula, além de separar também, nem que seja alguns minutos por dia, um tempo para estudar sozinho o idioma, como aperfeiçoar a pronúncia em determinadas palavras.

2 - LOCAL E CONEXÃO
Para fazer as aulas, o conselho é reservar um espaço tranquilo, sem ruídos e que seja confortável, distante de barulhos da TV ou dos outros moradores da casa, para não comprometer a concentração. A internet também deve ser testada antes da aula começar, para que o aluno não perca tempo com possíveis oscilações da conexão.

3 - NÃO GUARDE UMA DÚVIDA PARA DEPOIS 
Se não entendeu alguma palavra ou expressão durante a aula, anote! Não deixe de perguntar ao professor caso tenha dúvidas e invista em pesquisas depois da aula, pois também é uma forma de fixar melhor certos significados em diferentes contextos.

4 - MÉTODO DE ENSINO
Antes de fazer a matrícula, é interessante que o aluno se familiarize com o método ensinado pela escola. Há redes que têm foco em exercícios gramaticais e outras que estimulam mais a conversação e a autoconfiança do aluno em relação a falar o idioma. Veja a que melhor se adapta a você.

5 - LEIA, ESCUTE, FALE, ESCREVA 
Se o aluno faz uma ou duas aulas por semana, existem formas bastante eficazes de estender o contato com o idioma: assistir algum filme, série, ouvir músicas e ler ao longo da semana. Para isso, existe uma coisa simples de ser feita: alterar o idioma do celular e demais dispositivos, ou seja, trocar o português pelo inglês.

6 - TROQUE CONHECIMENTOS COM AMIGOS 
Se você tem um amigo que fale outro idioma, fluentemente ou não, tente conversar com ele. Juntos, aproveitem o momento para conhecer expressões diferentes e treine sempre que for possível.