AnaMaria
Descomplica / Vencer obstáculos

Morre de vergonha? Damos 5 dicas importantes para falar bem em público

Você vai encarar esse desafio preparada para arrasar

Da Redação Publicado em 17/02/2019, às 19h05 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Saber se comunicar pode ser uma boa vantagem em processos seletivos - Banco de Imagens/Shutterstock
Saber se comunicar pode ser uma boa vantagem em processos seletivos - Banco de Imagens/Shutterstock

O uso da comunicação é necessário em qualquer atividade. Saber se comunicar pode ser uma boa vantagem em processos seletivos, em uma boa conversa e principalmente para quem está começando em carreiras que lidam diretamente com o público.

AnaMaria conversou com o coach Lucivaldo Santos e separou algumas dicas para te ajudar a se preparar melhor e arrasar quando estiver falando em público. Confira!

1 – NATURALIDADE
Seja você mesmo ao falar. Isso significa não criar nenhum personagem e não tentar imitar outra pessoa, por exemplo. Além disso, jamais tente usar palavras que não fazem parte do seu vocabulário. “Fica feio, pois você pode se atrapalhar e engasgar ao usar palavras com as quais não está acostumado”, diz Santos. Quanto aos gestos, evite exagerar na dose para não tirar a atenção do ouvinte. No entanto, o excesso de apatia também pode comprometer a sua mensagem.

2 – ENTUSIASMO
É importante gostar do assunto que está falando, além de conhecer sobre o tema proposto. “Viva a mensagem, fale com emoção, com entonação, devagar e com pausas. Isso deixa seu público sentir as emoções da mensagem através da sua oratória”, ressalta o coach. Isso porque alguém sem emoção causará desinteresse nos ouvintes, comprometendo a apresentação.

3 – DOMINE O ASSUNTO
Um assunto apenas é dominado após muita dedicação e preparo. Assim, o maior erro de quem vai falar em público é não se preparar para esse importante momento. Mas, mesmo tendo esse conhecimento, é importante se preparar e simular respostas para possíveis perguntas.

4 – APARÊNCIA
A partir do momento que você se coloca na condição de orador, você será percebido por seus ouvintes. “Exatamente por isso, esteja vestido de acordo na hora de se apresentar”, lembra o especialista.

5 – A VOZ
Será com ela que você irá transmitir sua mensagem e conquistar a atenção dos seus ouvintes. Assim, antes de iniciar sua apresentação, faça exercícios de aquecimento das cordas vocais. “Cuide de sua voz, pois, certamente, esse será um fator importante para a sua apresentação”, diz Santos. “Fale com naturalidade, tendo entusiasmo, dominando o assunto, se preocupando com sua imagem e cuidando da sua voz”.