AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O assunto é banheiro? Veja 10 mitos e verdades que envolvem o cômodo

Especialista dá dicas de como decorar o espaço e fazer a limpeza correta

Da Redação Publicado em 21/04/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda a decorar e fazer a limpeza e manutenção do banheiro - Pixabay
Aprenda a decorar e fazer a limpeza e manutenção do banheiro - Pixabay

O box de banho necessita de manutenção anual? Pode usar cores na decoração de ambientes pequenos? O banheiro precisa de higienização semanal? Essas são algumas das dúvidas que muitas pessoas tem em relação a este importante cômodo da casa. 

Quando o assunto é reforma, manutenção e utilização do banheiro, o que não faltam são perguntas do que se pode ou não fazer nesse ambiente. 

“Muita gente se questiona sobre como realizar a limpeza do box de banho, além de não saber ao certo como higienizar o cômodo ou como pensar em uma decoração apropriada para o espaço, entre outras indecisões”, revela o técnico Érico Miguel, da 'Ideia Glass'.

Mas não se preocupe! Com o objetivo de esclarecer as principais questões que abrangem o banheiro, AnaMaria Digital pediu algumas dicas ao especialista, que desvendou 10 mitos e verdades sobre o espaço. Confira!

1- Pendurar toalha no box de banho estraga a peça?
VERDADE. Apesar de um hábito comum, é importante não colocar toalhas ou vestuários pendurados no box de banho. Nada deve ficar suspenso nas ferragens para não danificá-las ou gerar algum emperramento nos trilhos.

2- Usar cores fortes em ambientes pequenos deixam ele com aspecto menor?
MITO. É possível utilizar tonalidades fortes em banheiros pequenos, sim! A dica aqui é prestar atenção em quais elementos no décor elas serão utilizadas e de que maneira. 

Uma opção legal é apostar a cor mais escura em uma única parede ou em algum pequeno ponto do ambiente, como um quadro ou a porta de um armário, que trará um charme e personalidade ao local.

3-Ferragens coloridas são indicadas apenas para ambientes maiores?
MITO. As ferragens coloridas no box de banho podem ser usadas em diferentes tipos de banheiros, desde os pequenos até os maiores. O que muda, de acordo com a metragem do local, é o modelo do box.

Segundo Érico, as ferragens coloridas trazem modernidade e charme para todo tipo de banheiro. O importante é que o tamanho do box esteja alinhado com o espaço do cômodo.

4- O banheiro precisa de higienização semanal?
VERDADE. É recomendado, uma vez por semana, realizar uma limpeza mais pesada, pois o banheiro é um cômodo bastante utilizado e que acumula sujeiras e bactérias. Além disso, é importante realizar a manutenção diariamente. 

Retirar os lixos com frequência e manter a pia e a área de banho sempre secas, são fatores que fazem a diferença para manter o local higienizado.

5- O box de banho necessita de uma manutenção anual?
VERDADE! Conforme a regulamentação ABNT NBR 14207/2009, é recomendado realizar a manutenção do box de banho anualmente. Como o box de banho é um item bastante utilizado e que pode ocasionar acidentes repentinos, é necessário fazer a manutenção uma vez por ano e sempre com uma empresa qualificada, pois somente um profissional especializado poderá garantir a segurança e a qualidade do produto”, sugere Érico.

6- Repaginar o visual do banheiro só é possível com quebra-quebra?
​MITO. Não é preciso fazer uma reforma geral para mudar o visual do banheiro. “Para deixá-lo mais moderno e elegante, trocar alguns itens que compõem o banheiro, como o box de banho com roldanas aparentes, a cor da parede ou apostar em objetos de decoração diferentes, pode ser o suficiente”, indica Érico.

7- Usar a cor preta no banheiro vai pesar o visual do ambiente?
MITO! O preto é uma tonalidade bastante versátil e que vai bem na decoração do banheiro. Para usá-lo no ambiente, uma boa dica é inseri-lo em alguns pontos estratégicos do cômodo. Para isso, é legal apostar em metais e ferragens do box de banho, na marcenaria e até mesmo na pia de cuba ou vaso sanitário.

8- Usar produtos químicos para lavar o box de banho pode estragar a peça?
VERDADE. É preciso tomar cuidado com os produtos químicos de PH ácido, pois eles não reagem bem em contato com o vidro. Água sanitária e cloro, por exemplo, podem estragar o vidro, além da possibilidade de causar reações alérgicas à pessoa que estiver realizando a limpeza.

O profissional afirma que o sabão neutro, balde com água quente, antiembaçante para os vidros e panos que não soltam fiapos são os produtos que precisam estar em mãos na hora de fazer a limpeza do box de banho.

9- Banheiro com decoração clean pode ter um toque de modernidade?
VERDADE. É muito comum as pessoas apostarem em uma decoração mais clean e minimalista no banheiro, até mesmo por geralmente ser um cômodo pequeno e estreito. Mas isso não indica que o ambiente precisa ser sem graça e muito básico. 

Uma boa dica do especialista para dar um ‘up’ no visual do local é optar por um box de banho com um design moderno e diferente, como as opções com roldanas aparentes.

10- Banheiros pequenos e estreitos não possuem conforto e funcionalidade?
MITO. Para obter maior funcionalidade e conforto no banheiro, é preciso prestar atenção nas escolhas na hora de reformar o cômodo. Nesse caso, é necessário escolher um modelo de box de banho que seja ideal para o local, além de optar por itens práticos e funcionais, como prateleiras, nichos embutidos na parede e marcenarias com recortes, visando aproveitar cada espaço do local de modo estratégico.