AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Desemprego

Perdeu o emprego? Veja dicas para se realocar no mercado de trabalho nos tempos de crise

Especialista de alta performance mostra como sobreviver à crise econômica

Karla Precioso Publicado em 18/09/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja como você pode se realocar no mercado de trabalho - Unsplash
Veja como você pode se realocar no mercado de trabalho - Unsplash

Segundo o IBGE, no Brasil existem 14,8 milhões de desempregados, sendo 1,9 milhões com ensino superior completo. E, de acordo com levantamento do IDados, em um ano de pandemia, 377 brasileiros perderam o emprego por hora.

“Para quem conseguiu manter o trabalho ou mesmo aqueles que procuram se reposicionar no mercado, é necessário se reinventar, olhar para o mundo corporativo com outros olhos e questionar as ortodoxias”, explica Renato Grinberg, considerado um dos experts em alta performance profissional e empresarial do Brasil.

Em seu livro Atitudes Extraordinárias, o especialista, que tem passagem por empresas, lista dicas para quem perdeu o emprego e precisa se reposicionar: “Adaptar é a palavra de ouro, seja vendendo produtos de casa, cozinhando para fora ou buscando uma recolocação profissional”. Vem conferir!

1. Trabalho inteligente é diferente do trabalho duro
Ficar 8 horas atrás de uma mesa, por exemplo, pode nem sempre ser a melhor opção. Se você conseguir trabalhar com todo o foco necessário, não precisará ficar tanto tempo se dedicando a uma função, e poderá usar o tempo restante para cuidar de você, por exemplo.

2. Conhecimento
Foque no seu plano A e trace os processos para chegar lá. Se seu plano A agora é vender X quantidade de acessórios ou doces, escreva tudo o que você precisa para chegar lá, com cada etapa do crescimento. Assim, o plano fica mais fácil de focar.

3. Aprenda a ouvir o que não é falado em uma possível entrevista de emprego
Por exemplo, se o entrevistador pede para você comentar um defeito, ele quer saber como você lida com o seu desenvolvimento. Então, apresente um defeito genuíno, mas que você esteja trabalhando para melhorar.

4. Aja antes da ajuda chegar
Isso significa não esperar o resgate ou o apoio de terceiros.

5. Redefina o conceito de proatividade
Melhor prezar pela qualidade do que se faz, e não pela quantidade.

6. Seja multifocal e não multitarefas
Se dedique 100% às atividades diferentes no momento em que as realiza. Uma de cada vez.

7. Abra o leque para diversas possibilidades
Porém, customize o seu currículo para cada oportunidade, destacando o que você tem de experiência mais relevante para aquela função.