AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Anota aí!

Qual o melhor vinho para o Natal? Veja dicas para a escolha certa

Sommelier sugere vinhos que harmonizam com os pratos da época natalina

Da Redação Publicado em 23/12/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Qual o melhor vinho para o Natal? Veja dicas para a escolha certa

Dezembro chegou e, com ele, os preparativos para as festividades natalinas. Além dos pratos típicos dessa ocasião, a pedida especial é o vinho. E os pobres mortais, como nós, sempre ficam na dúvida: na hora de escolher, qual vinho combina melhor com os pratos típicos do Natal?

AnaMaria Digital foi atrás do sommelier Leandro D’Kessadjikian e traz algumas dicas de harmonização, que vão te ajudar a escolher o melhor vinho para apreciar no Natal.

COMBINA MELHOR COM AVES

Pru e chester, dois clássicos natalinos, podem ser servidos com um vinho tinto mais jovem e frutado, que combina perfeitamente com a intensidade de sabor dessas aves. Vinhos que apresentam uma sutil presença de carvalho, ou com aromas que remetem a especiarias, também são muito bem-vindos.

“Minha sugestão é um vinho tinto, como o exótico e surpreendente Namaqua Pinotage, com seu exuberante aroma remetendo à especiarias, ou mesmo um democrático vinho argentino, como o clássico Argento Malbec”, avalia.

COMBINA MELHOR COM SUÍNOS

Presença marcante nas ceias, os pratos com carne suína costumam fazer bastante sucesso, compondo a mesa de jantar com mais sabor e requinte. Tanto o leitão, quanto o tender, podem ser harmonizados com vários tipos de vinhos, sejam eles brancos, tintos ou rosés.

“Minha sugestão para harmonizar com tender e pernil são os vinhos brancos aromáticos, como os elaborados com as uvas Gewürztraminer e Riesling, como por exemplo; Vinho La Joya Gran Reserva e o Dönnhoff Riesling Trocken 2018”, sugere Leandro.

COMBINA MELHOR COM PEIXES

O bacalhau, outro prato típico natalino, possui um sabor característico, que combina muito bem com vinhos brancos, de fina acidez e explosiva carga aromática.

“Minha sugestão é o Herdade das Servas 2008, que é um vinho tinto alentejano, composto por uvas das castas Aragonês, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Syrah e apresenta um teor alcoólico de 15%”, descreve o sommelier.

O QUE COMBINA COM PANETONES?

O panetone é presença obrigatória no Natal. E em qualquer das versões, seja doce de leite, chocolate ou tradicional; essa sobremesa harmoniza muito bem com um vinho do Porto.

“Aposte em rótulos com notas que remetem a baunilha e café, que apresentam doçura na medida certa. Minha sugestão é o ‘Quinta Santa Eufêmia Porto Finest Reserve’. É uma excelente opção, pois demonstra um paladar doce e equilibrado”, sugere.