AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Fique atento

Rótulo complicado? Entenda os ingredientes presentes nos alimentos

Especialista explica sobre os ingredientes utilizados na produção de alguns alimentos e como eles aparecem nos rótulos

Da Redação Publicado em 28/11/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fique atento aos rótulos dos produtos! - Unsplash
Fique atento aos rótulos dos produtos! - Unsplash

É muito comum consumidores terem dúvida sobre os ingredientes descritos nos rótulos das embalagens. No caso de chás e sucos, por exemplo, é importante entender os ingredientes utilizados para ter certeza de que a bebida é realmente saudável

Por isso, a engenheira de desenvolvimento de produtos da Campo Largo, Camila Garrett, explica para a AnaMaria Digital o significado dos principais componentes indicados nas embalagens de bebidas consideradas saudáveis, a fim de auxiliar o consumidor para uma compra mais consciente. Confira:

ÁCIDO ASCÓRBICO 
Alguns ácidos, dependendo da quantidade de consumo, podem trazer problemas gastrointestinais e até desgastar o esmalte dos dentes, mas este não é o caso do ácido ascórbico, mais popularmente conhecido como vitamina C. “Esse ingrediente auxilia na imunidade, processo de cicatrização e é antioxidante” explica a Camila.

ACIDULANTE ÁCIDO CÍTRICO
Popular, o ácido cítrico é encontrado em frutas como limão e laranja, mas muitas vezes confunde os consumidores quando adicionado o ‘acidulante’ na frente. Porém, a nomenclatura química permanece com o mesmo significado. Acidulante ácido cítrico é o ingrediente responsável pela acidez encontrada em alimentos e bebidas mais refrescantes. Assim como o ácido ascórbico, o ingrediente só apresenta perigo quando consumido de forma excessiva.

EDULCORANTE GLICOSÍDEOS DE ESTEVIOL
Este ingrediente é extraído da folha de Stevia rebaudiana e são adoçantes com baixo valor energético. Por serem não calóricos, são muito utilizados como substitutivos de açúcares comuns.

ESTABILIZANTE GOMA GELANA
É um polissacarídeo produzido a partir da fermentação de carboidratos. Os géis da gelana promovem a liberação de sabor das frutas e são utilizados na produção de molhos, sorvetes, geleias e recheios de confeitos.

Créditos: Unsplash

METABISSULFITO DE POTÁSSIO:
“O nome é mais complicado do que o seu significado. Metabissulfito de potássio é um conservante e antioxidante usado para eliminar bactérias e leveduras. Ele é muito usado na fabricação de bebidas à base de frutas ou para conservá-las”, pontua a engenheira da Campo Largo.

ATENÇÃO A ESTES NOMES

AÇÚCAR INVERTIDO
Por ser um xarope químico produzido a partir do açúcar comum (sacarose), o açúcar invertido está muito presente nos alimentos ultraprocessados e que contém um alto nível de açúcar, trazendo danos para a saúde e consecutivamente sendo considerado o menos saudável de todos os tipos disponíveis no mercado”, explica a especialista.

BENZOATO DE SÓDIO
É extremamente importante ficar atento a quantidade de sódio presente nas bebidas e evitá-lo sempre que possível. Produzido sinteticamente em laboratório, o benzoato de sódio é utilizado como conservante, agente antimicrobiano e agente antifúngico, muito comum em alimentos industrializados. 

"Mas o que poucos consumidores sabem, é que existe um limite de utilização dessa substância em alimentos, capaz de danificar o sistema imunológico”, alerta a especialista.

CICLAMATO DE SÓDIO
“Fique atento sempre que encontrar essa substância na lista de ingredientes dos produtos! O ciclamato de sódio é um adoçante/edulcorante utilizado em refrigerantes, sucos e suplementos alimentares, que possui efeitos cancerígeno quando consumidor em altas quantidades. A ingestão deve ser feita com cautela e em pequena quantidade.

Créditos: Unsplash

DIÓXIDO DE SILÍCIO
Encontrado em uma série de produtos, desde pasta de dente, sucos e até mesmo vidros, o dióxido de silício também é encontrado naturalmente em alimentos de origem vegetal e na água potável. Na indústria, a substância é utilizada como aditivo alimentar, mais conhecido como antiumectante, apresentando perigo apenas quando inalada em formato em pó.

Créditos: Unsplash

EDULCORANTE SUCRALOSE
Essa substância serve para adoçar os alimentos processados, reduzindo a quantidade de açúcar comum que pode ser adicionada ao alimento ou bebida durante seu processamento. Apesar de ser indicada como opção para quem tem diabetes e não pode ingerir o açúcar comum, o edulcorante sucralose divide a comunidade cientifica quando à toxicidade da substância quando ingerida frequentemente.

ESPESSANTE GOMA XANTANA
A goma xantana, assim como as outras substâncias apresentadas pela especialista, está presente em produtos industrializados e é utilizada em receitas. “Esse ingrediente é um polissacarídeo (carboidrato). Apesar de não engordar, quando consumido em excesso, pode causar dor no estômago e cólica intestinal”.

METABISSULFITO DE SÓDIO
“Utilizado como conservante e esterilizante, esse composto inorgânico, quando usado como aditivo alimentar, pode causar alergias e irritação gástrica”, comenta Camila, que não recomenda o consumo principalmente por crianças.

TARTRAZINA
“O nome é estranho, mas tartrazina é simplesmente um corante utilizado para pigmentar alimentos de forma artificial. Todas as marcas que utilizam essa substância na composição dos seus produtos são obrigadas por lei a informar a presença do corante nos alimentos. Além disso, a tartrazina pode causar urticária e inchaços”, finaliza Camila.