AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sommelier dá dicas sobre harmonização de vinho com fondue para o Dia dos Namorados

Saiba como harmonizar a bebida na hora de preparar uma refeição romântica

Da Redação Publicado em 11/06/2020, às 16h20 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Independentemente de como será a celebração, é importante que não falte um bom vinho - Banco de Imagem/Pixabay
Independentemente de como será a celebração, é importante que não falte um bom vinho - Banco de Imagem/Pixabay

O dia mais aguardado pelos casais apaixonados está chegando: o Dia dos Namorados será comemorado na próxima sexta-feira (12) e por conta do isolamento social, os jantares românticos vão ter que se adaptar, seja em casa ou a distância. 

Mas independentemente de como será a celebração, é importante que não falte um bom vinho. Para ajudar os casais nesta data, a sommelier e influenciadora digital, Clara Phileto revelou algumas dicas para AnaMaria Digital

Segundo ela, o jeito mais fácil é harmonizá-lo com o que será servido e a partir de então, decidir o que irá acompanhar. Uma receita clássica para a data é o fondue. Para facilitar no momento da escolha do vinho, a especialiosta ensina como harmonizar a bebida com o prato.

QUEIJO
Para o de queijo, vinhos brancos com boa acidez, leves, frutados, com um pouco de mineralidade, como um varietal (feito com apenas uma uva) Pinot Grigio, Riesling ou Chardonnay e que não tenha tido passagem por madeira. 

Eles combinam com os queijos normalmente utilizados na receita, que são o Emmental e o Gruyère. 

É importante que o vinho não tenha um aroma muito acentuado para não “roubar” o sabor do fondue, não tornar o prato enjoado e “limpar” as papilas gustativas. A boa acidez do vinho também equilibra com o leite e gordura do queijo, tornando a harmonização perfeita.

CARNES
Para um fondue de carnes magras, podemos considerar os vinhos elaborados com mais de uma uva e que não sejam muito envelhecidos, a exemplo de um Bordeaux. 

A região, na França, é umas das áreas vinícolas de maior produção do mundo. Um espumante brut de bom volume em boca também harmonizaria bem se você optar por molhos mais fortes e condimentados ou carnes um pouco mais gordurosas. 

CHOCOLATE
Já na sobremesa, para harmonização, devemos considerar que o vinho seja tão doce ou mais que o prato. 

Para o fondue de chocolate, um espumante moscatel cairia bem. Finalizaria limpando as papilas gustativas e o aroma doce da uva moscatel equilibra o dulçor do chocolate, tornando o momento mais agradável. 

Um vinho licoroso de Colheita Tardia também seria uma ótima opção e harmonizaria muito bem com as frutas do fondue, assim como um vinho fortificado como o Vinho do Porto, que ficaria muito agradável com o sabor do chocolate.