AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Tecnologia

Veja 8 dicas para arrasar e fazer fotos incríveis com o celular

Especialista dá dicas de como fazer fotos incríveis com o celular

Da Redação Publicado em 13/10/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Com a mudança para era digital, as lembranças passaram do papel para o smartphone - Banco de Imagem/Getty Images
Com a mudança para era digital, as lembranças passaram do papel para o smartphone - Banco de Imagem/Getty Images

Fotografia e saudades são duas palavras que andam de braços dados. E só nos damos conta do quanto guardar recordações em imagens é bom depois que o tempo passa, e vem a vontade de reviver uma viagem, um almoço com os amigos ou até mesmo os momentos ao lado dos filhos, que já cresceram.

Com a mudança para era digital, essas lembranças passaram do papel para o smartphone. 

Elcio Ohnuma, coordenador dos cursos de Fotografia da Panamericana Escola de Arte e Design, conversou com AnaMaria Digital e preparou uma lista com 8 dicas para fazer fotos lindas usando o celular. São pequenas mudanças de hábito que podem tornar as fotos muito mais inesquecíveis.

MUDE A PERSPECTIVA
Embora a tecnologia tenha avançado bastante e as câmeras dos celulares estejam muito boas, o que realmente agrega valor a uma foto é o olhar diferenciado. Experimente fotografar debaixo para cima, por exemplo, ou de uma posição nova.

AJUSTE O FOCO
As câmeras dos celulares possuem foco automático, mas você precisa sempre direcioná-lo. Nas situações em que você está próximo do objeto a ser fotografado, o celular pode procurar o primeiro plano, que está em maior escala, e consequentemente, desfocar o fundo. Mas também existe a possibilidade de focar o fundo: basta selecioná-lo com o dedo e ele vai desfocar o objeto em primeiro plano.

Vale lembrar que, caso o foco não esteja ajustado, não há chances que a foto fique boa. Por isso, decida qual objeto deve ser colocado em destaque, antes de clicar.

DISPENSE O FLASH E VERIFIQUE A ILUMINAÇÃO DO LOCAL
O flash é um recurso que ilumina somente um local, deixando o restante mais escuro do que estava. Por isso, o ideal é tentar enxergar no local qual luz vai agregar valor àquela imagem; pode ser uma janela próxima ou um ponto de luz.  

VERIFIQUE SE A LENTE ESTÁ LIMPA
Diferentemente das profissionais, a câmera do smartphone fica a maior parte do tempo em contato com os dedos, no interior da bolsa, nos bolsos, logo as lentes ficam sujas e engorduradas. Se você gosta de tirar fotos, mantenha as lentes limpas, para garantir registros mais belos.

NÃO USE O ZOOM
Definitivamente, o zoom digital das câmeras dos smartphones atuais não é um recurso interessante. Isso porque ele vai tirar resolução da imagem.  O melhor usar a versão óptica, com duas ou três lentes (alguns celulares já oferecem essa opção) ou comprar acessórios.

SEGURE O CELULAR COM AS DUAS MÃOS
Isso vai impedir que a imagem fique tremida ou desfocada. Porém, se a ideia é fazer uma selfie, procure deixar o braço bem firme, encostado no próprio corpo. Teste várias vezes até encontrar a melhor posição.

APOSTE SEMPRE NA CÂMERA TRASEIRA DO CELULAR
Embora se mostre como melhor opção para as selfies, a lente frontal não tem a qualidade tão boa quanto a traseira. Muitas vezes o sensor tem menos da metade da qualidade do sensor da câmera principal. 

EXPERIMENTE APLICATIVOS
Muitos apps de edição de fotos dedicam-se a tornar a imagem ainda mais interessante e bem trabalhada. O download da maioria dos aplicativos é grátis, porém, em alguns casos, você tem que pagar pelos filtros mais especiais. Teste as possibilidades e escolha aquele que oferece filtros com mais variedade de cores e que são categorizados por tipo de foto e clima.