AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

7 dicas para parecer menos cansada do que você realmente está

Sua pele dá vários sinais de que algo não está bem, como falta de viço, inchaço, desidratação e olheiras

Da Redação Publicado em 17/02/2019, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele - Banco de Imagens/Getty Images
Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele - Banco de Imagens/Getty Images

Você já ouviu a expressão TATT (tired all the time – cansado o tempo todo, em português)? Mesmo que estar cansado seja um efeito colateral inevitável da vida moderna, que é agitada o tempo todo, sua pele pode tentar esconder isso – dos males o menor, não é mesmo? 

“Olheiras, inchaço, pele sem viço e desidratada são as características mais comuns desses pacientes”, afirma a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para AnaMaria, ela conta algumas dicas e o que há de novo para dar um up no visual. Confira!

Invista na Vitamina C
Poderoso, o ingrediente deve ser usado de maneira tópica e oral: “O antioxidante é fundamental para a pele. Internamente, trabalha para apoiar o sistema imunológico, aumentar a absorção de ferro e reduzir os sinais de cansaço. Com ação tópica clareadora e antioxidante, a Vitamina C diminui as metaloproteinases que degradam colágeno", diz a médica. 

Quer uma dica? Nos cremes, prefira as fórmulas com Vitamina E, que tem papel hidratante e reverte os danos da pele inflamada e com perda de viço e densidade tissular, afirma a médica. “Já com relação às cápsulas, a Vitamina C pode ser combinada com Bio-Arct e Glisodin para potencializar o reforço ao sistema imunológico”, diz.

Lave o rosto com água fria
Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele. “De preferência, esse sabonete deve contar com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila, erva doce, hamamélis e calêndula. Eles vão ajudar na diminuição do edema”, afirma Claudia.

Use água termal (gelada)
Na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. Logo após lavar o rosto, borrife no rosto. “A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele”, explica.

Área dos olhos
Essa parte tem a área mais fininha do nosso corpo, portanto, o cuidado diário é essencial. Invista em produtos que tenham efeito contra rugas, desidratação, flacidez e olheiras, além das bolsas por inchaço e acúmulo de linfa.

Beba mais água e consuma menos sódio
A correria do dia a dia não pode ser desculpa para ingerir menos que dois litros de água por dia, pois isso é essencial para desinchar o corpo todo, afinal o inchaço entrega o cansaço. “Água de coco e chá verde também são opções. Mas sempre se lembre também de controlar a quantidade de sódio nas refeições, pois ele colabora na retenção de líquido. E fique de olho em sucos de caixinha, que também tem muito sódio”, afirma a médica. Além dele, prestar atenção também no consumo de carboidratos e açúcares.

Fique de olho na posição de dormir
Deitar de bruços é a opção que mais favorece o inchaço matinal do rosto. Se possível, eleve a cabeça com mais de um travesseiro e durma de barriga para cima.

Atividade física e dieta
Corpo em movimento é corpo saudável, então arrume um horário para sua atividade física durante o dia. “A própria contração muscular já contribui para a drenagem dos líquidos. Alie os exercícios com uma dieta equilibrada, aumentando o consumo de couve, brócolis, repolho, couve-flor assim como frutas vermelhas como berries, o abacaxi, suco natural de romã e gengibre, pois os vegetais e as frutas melhoram a eliminação de toxinas”, explica a médica.