AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

7 pecados ao tingir os fios e como revertê-los

Pintar o cabelo exige muita atenção e cuidado. Veja os erros mais comuns e evite-os ao máximo. E, se tiver cometido algum deles, nós damos a solução

Júlia Arbex Publicado em 08/12/2015, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

996 - istock
996 - istock
Descolorir tudo no mesmo dia 

Não faça isso se quiser manter seus fios fortes, macios e brilhantes. É possível descolorir até quatro tons no mesmo dia sem comprometer a saúde do cabelo. Agora, se quiser clarear bastante, o ideal é ir aos poucos. Reaplique a cada dois meses, até chegar 
ao resultado que quer.
Ih, já fiz: Caso tenha descolorido mais do que devia, é possível que os fios fiquem bem fragilizados. Para recuperá-lo em casa, o recomendável é fazer um tratamento de reconstrução capilar, usando xampu comum e máscara de reposição de água. 

Californianas muito contrastantes 

Essa técnica dá um ar natural, como se as pontas tivessem ficado expostas ao sol mais tempo que o restante do cabelo. Então, elas não podem ficar muito loiras! É bom que o clareamento seja de até três tons.
Ih, já fiz: A cor do seu cabelo ficou com um aspecto avermelhado, alaranjado ou amarelado? Vá até o salão para fazer uma neutralização, que pode ser tanto com tinta quanto com tonalizante. 

Relaxamento e alisamento juntos

Toda mulher pode pintar o cabelo, mesmo com relaxamento ou alisamento. Mas é preciso checar com o cabeleireiro qual produto foi utilizado. Se a química foi feita com hidróxido, sódio ou guanidina, só use tonalizantes sem amônia. O  procedimento foi feito com tioglicolato de amônia? Então toda coloração é liberada.
Ih, já fiz: Se você alisou o cabelo com hidróxido, sódio ou guanidina e tingiu os fios com tonalizante que continha amônia, seu cabelo pode ficar sem brilho e quebradiço. Não se desespere! Invista em tratamento reconstrutor e hidratações duas vezes por semana para melhorar seu aspecto. Funciona mesmo!

Comprei a tintura com base na cor da modelo que aparece na embalagem, mas ficou feio

Seu cabelo não ficou igual ao da modelo que está na caixinha? Normal.  Cada fio é de uma cor e a tinta reage de forma diferente. Os números da embalagem ajudam a achar uma cor mais aproximada da que você quer! 

Quando a cor é representada apenas por um número, quer dizer que ela tem 100% de base natural:
1 Preto Profundo
2 Preto Natural
3 Castanho Escuro
4 Castanho Médio
5 Castanho Claro
6 Loiro Escuro
7 Loiro Médio
8 Loiro Claro
9 Loiro Muito Claro
10 Loiro Claríssimo

Se tem dois números, tem metade de base natural e a outra metade de reflexos (o que nem sempre aparece na foto da modelo):
.0 Natural
.1 Acinzentado
.2 Violeta/Azulado
.3 Dourado
.4 Acobreado
.5 Acaju
.6 Vermelho
.7 marrom
E quando os números se repetem, a tonalidade é intensa e profunda.

Cabelo branco  ficou roxo

Evite tingir de tons frios como acinzentados, que ficam roxos! 
Ih, já fiz: Para cobrir os brancos,  misture a cor natural do cabelo com um tom dourado ou bege. 

Quis ficar loira sem descolorir

Quando for tingir, lembre-se de que tinta não clareia nada. 
Ih, já fiz: Se você quiser ficar loira, faça uma descoloração e, depois, aplique o tonalizante que desejar. Para o cabelo não ficar desidratado e quebradiço, faça hidratações!


Escolhi uma cor que não combina com minha pele

Tem que ter contraste entre a pele e a cor do cabelo, ou a pessoa fica com a aparência meio apagada. Veja o que fica melhor e escolha a tinta (o tom está escrito na embalagem)!
  • Para pele amarelada: tons pastel, beges e mate.
  • Para pele rosada: tons perolados, neutros    e acinzentados.
  • Para pele branca: tons beges, dourados e neutros.
  • Para pele negra: tons mate, neutros e acinzentados.