AnaMaria
Dicas de Beleza / Skincare

8 cuidados com a pele que toda mulher deve ter antes de completar 40 anos

Cuidar da pele o quanto antes é essencial para mantê-la sempre saudável

Da Redação Publicado em 24/09/2020, às 08h00

Mesmo a pele oleosa deve ser hidratada, com atenção especial a região do pescoço e colo - uluer servet yüce/Pixabay
Mesmo a pele oleosa deve ser hidratada, com atenção especial a região do pescoço e colo - uluer servet yüce/Pixabay

Para muitas mulheres, os 40 anos são um ponto de partida para começar a manter os hábitos de cuidados com a pele. Afinal, é nesta fase que as primeiras alterações começam dar sinais. Mas vale destacar que essas mudanças são, na verdade, reflexo do comportamento no passado, em que muitas negligenciam a rotina de skincare.

“Aos 40 anos, a pele já apresenta alguns sinais da idade, como rugas, ‘pés de galinha’, ‘bigode chinês’ e manchas”, conta Karla Lessa, médica e proprietária do Instituto Lessa. Segundo ela, com a perda de colágeno e da elastina, a pele tende a perder firmeza e tônus, além de ter alterações no nível de hidratação.

A boa notícia é que, ao tomar medidas precoces, você pode ter um impacto significativo na saúde futura da sua pele. Isso porque seguir uma rotina básica de cuidados com a pele, desde a adolescência até a vida adulta, vai ajudar na prevenção e na proteção da sua cútis. E vale ir além da pele do rosto, também dando atenção para o pescoço, colo e mãos. 

AnaMaria Digital separou 8 dicas fundamentais para seguir antes de completar 40 anos, evitando o envelhecimento precoce. 

1 - LIMPAR
O primeiro passo é lavar o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele, limpando e purificando o local sem deixar nada ressecado. É o início perfeito da sua rotina de beleza.

2 - ESFOLIAR
O processo é importante na eliminação de impurezas e resíduos da pele, fazendo um trabalho complementar ao do sabonete, além de ajudar a manter os poros fechadinhos.

3 - HIDRATAR
Mesmo a pele oleosa deve ser hidratada. Além do rosto, vale dar atenção especial a região do pescoço e colo. Se possível, dê preferência a dermocosméticos associados à substâncias antioxidantes, agentes tensores e clareadores.

4 - APOSTE NOS ANTIOXIDANTES
O papel deles é combater os radicais livres responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento. Seu uso deixa a pele rica em colágeno, com uma estrutura mais firme, uniforme e organizada quando falamos de estrutura e rejuvenescimento. A maioria pode ser usados de manhã ou à noite, mas o ideal mesmo é ser aplicado durante o dia, pois o produto potencializará a ação do protetor solar contra os raios UV.

5 - PROTEÇÃO SOLAR
Nunca esqueça o filtro solar na sua rotina, mesmo quando você não colocar o pé na rua. Isso porque mesmo a luz artificial, de lâmpadas ou da tela do computador, afeta a pele e pode causar manchas e envelhecimento. 

6 - ÁCIDO ESPECÍFICO
Enquanto descansamos, a circulação do sangue aumenta e os ativos presentes nos cosméticos que usamos são absorvidos mais rápido. Assim, o melhor é usar esse tipo de produto no período noturno, quando acelera a renovação das células (que naturalmente acontecem durante o sono).

"Ácidos específicos para cada tipo de pele devem ser usados com o objetivo de promover a restauração, uniformização e a nutrição da pele. Podemos também associar substâncias regeneradoras mais potentes, com ação antirrugas e agentes firmadores", diz a dermatologista.

7- ÁGUA MICELAR
Este é um item de grande importância na rotina skincare, pois pode ser usada como demaquilante diário. Limpou o rosto com sabonete? Este é o produto que deve ser usado na sequência.

8- “BELEZA DE DENTRO PARA FORA”
Nutracêuticos com ação antioxidante também são indicados, mas vale conversar com o seu dermatologista sobre as melhores substâncias para você. Karla deixa claro: “cada faixa etária tem as suas particularidades e exige uma cosmética diferente! Converse com seu dermatologista sobre a melhor indicação para o seu tipo de pele”.