AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Saúde capilar

Ácido hialurônico no cabelo? Confira como a substância ajuda os fios

Saiba mais sobre os benefícios desse poderoso antioxidante

Karla Precioso Publicado em 27/06/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça os benefícios de usar ácido hialurônico no cabelo - Unsplash
Conheça os benefícios de usar ácido hialurônico no cabelo - Unsplash

O ácido hialurônico é uma substância natural do organismo, que atua na regeneração tecidual ao estimular a formação do colágeno e elastina. Por isso, é tão importante estar com o “colágeno em dia” em tecidos do corpo, articulações, olhos, nervos, pele e cabelo. Sim, as madeixas não podem ficar de fora desse aporte antioxidante, fundamental para hidratar os fios. 

De acordo com a dermatologista Joana D'arc Diniz, diretora da Sociedade Brasileira do Cabelo e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), a função da substância é a retenção de água, gerando benefícios como hidratar, estimular a produção de colágeno, preencher e regenerar a pele. 

O resultado é uma cútis mais firme, saudável, iluminada e viçosa. Já nos cabelos, ela combate o ressecamento dos fios, deixando-os mais saudáveis e hidratados. E, justamente por nutrir e reparar a fibra capilar, o cabelo ganha um aspecto mais leve e resistente, sem frizz e as temidas pontas duplas. 

Por isso quem tem os cabelos fragilizados por excesso de química, secador, chapinha, escova ou babyliss pode se beneficiar com um tratamento à base de ácido hialurônico. Descubra como!

TRATAMENTOS
A especialista explica que existem vários tipos de ácido hialurônico na indústria farmacêutica. Segundo ela, o que muda é o peso molecular, ou seja, o tamanho dessa partícula. 

A diferença entre os pesos moleculares trata todas as camadas da fio capilar, desde o cortex até a cutícula (camada mais externa). “Dependendo do produto, consegue-se a permeação, que é a penetração com objetivo de melhorar a espessura e integridade da fibra capilar, além da formação de filme sobre o fio, selando cutículas, reparando pontas duplas, melhorando a aparência, brilho e textura dos cabelos”, ressalta.

  • Os cremes finalizadores ou leave-in com ácido hialurônico

Devem ser aplicados do comprimento até as pontas, em cabelos úmidos e sem enxaguar, depois da limpeza com xampu e a hidratação do condicionador. Aposte nesse trio! 

  • Hidratação semanal com máscara que contenha acido hialurônico e bruma capilar, para diminuição do frizz capilar 

Para incrementar ainda os benefícios, combine o ácido hialurônico com outros ativos hidratantes e reparadores, como vitamina B5 e queratina. Além de uma suplementação de dentro para fora, o componente químico vai atuar também na pele.