AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Álcool em gel enfraquece as unhas? Descubra como driblar o problema

Reunimos 4 dicas para evitar o ressecamento e enfraquecimento das unhas

Karla Precioso Publicado em 11/04/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É possível se proteger da Covid-19 e manter as unhas saudáveis - Pixabay/Marion Muller
É possível se proteger da Covid-19 e manter as unhas saudáveis - Pixabay/Marion Muller

Uma das queixas mais frequentes nos consultórios dermatológicos são unhas fracas e ressecadas, porém, acredite, com a pandemia, o problema aumentou consideravelmente. E tem justificativa: isso se deve especialmente ao uso frequente de álcool em gel

Segundo a dermatologista Natacha de Carvalho Mello Haddad, passar hidratante tanto nas mãos quanto nas unhas, pelo menos uma vez ao dia, ameniza o ressecamento. E, na hora da faxina, o uso de luvas para evitar o contato da pele com os produtos de limpeza também auxilia nesse processo. Outra sugestão é optar pelo removedor de esmaltes, uma vez que a acetona pode deixar manchas e facilitar o enfraquecimento das unhas. Vem ver outras dicas importantes!

DE OLHO NO PRATO
Alguns alimentos ajudam a fortificar as unhas. Insira na dieta os seguintes nutrientes: Zinco, que mantém a integridade da pele (encontrado em frutos do mar, oleaginosas e carne vermelha). Cobre, que estimula a formação de colágeno e elastina, importante para a regeneração das células (presente na couve, cogumelos, grãos e frutos do mar). Manganês, que também favorece a produção de colágeno (arroz integral, aveia, feijão e espinafre são boas fontes).

HIDRATE SEMPRE
Além do álcool em gel, a água e o sabonete também contribuem para o ressecamento. Ou seja, depois de lavar as mãos, invista em um creme hidratante preferencialmente específico para a região. Outra dica é recorrer também a um bom óleo de cutícula para aplicar logo após o hidratante. Vale dizer que o produto é mais eficaz quando as unhas não estão pintadas.

BEBA BASTANTE ÁGUA
Como a hidratação vem de dentro para fora, é importante consumir bastante água para repor os líquidos que a gente perde durante o dia. O hábito deixa as unhas, pele e cabelos mais bonitos.

BASES FORTALECEDORAS, JÁ!
Para o tratamento, também existem bases fortalecedoras que ajudam a nutrir e fortalecer as unhas. Os produtos devem ser aplicados diariamente sobre a unha limpa e sem esmalte.