AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Aposte no batom escuro e fique em destaque

Roxo, vinho e tons de marrom conquistaram as ruas. Aprenda a usar!

Patricia Gebara Publicado em 19/10/2015, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

Batons escuros - Laison Santos
Batons escuros - Laison Santos
Batom escuro faz um efeito incrível. Ele é capaz de mudar completamente um look sem necessidade de se maquiar inteira. Parece milagre! Mesmo que você esteja usando uma roupa bem básica e esteja sem tempo ou vontade para se arrumar, o simples fato de usar uma boca bem marcada arranca elogios por aí. Conversamos com Camila White, beauty artist do Atelier de Beauté, de São Paulo, e o maquiador Diego Hassan, do Coiffirst Brasil, do Rio de Janeiro, que contaram todos os segredos para acertar no batonzão e ficar poderosa em cinco minutos.

Prepare os seus lábios para a maquiagem 

✔ Antes de passar, esfolie bem os lábios para tirar aquelas pelinhas que levantam quando a boca está ressecada. Mel e açúcar são a combinação perfeita para a tarefa! É só fazer a misturinha e aplicar fazendo movimentos circulares delicadamente.  

✔ Para evitar lábios rachados, hidratante labial já! Eles são importantes no frio e calor. Carregue na bolsa e aplique quando sentir necessidade. Na hora de maquiar, ele deve ser o primeiro item, para não alterar a cor do batom. 

✔ Truque para durar mais: após passar o batom, aplique, com um pincel bem fofinho, pó translúcido nos lábios. Depois, coloque mais uma camada para reforçar a cor. 

✔ Hoje em dia, até há primers específicos para os lábios. Além de uniformizar a textura, aumentam a durabilidade da cor na boca.  

✔ Depilação em dia: tire os pelinhos do buço com cera ou pinça para não fazer feio, né? Boca escura chama atenção para eles.


Todas as mulheres devem experimentar!

✔ Se você ainda não fica cem por cento segura usando batom escuro, comece devagar. Os translúcidos são ótimos! “Eles são coloridos, só que com uma cobertura mais fraca. E, de quebra, ótimos para o clima quente brasileiro”, diz Camila. 

✔ O efeito laqueado está em alta. Ao contrário do matte – quando o batom é completamente fosco –, ele tem um aspecto de vidro, com um brilho molhado intenso. Para dar esse efeito a uma cor antiga, aplique brilho labial sobre o produto. 

✔ Cores vibrantes ficam lindas em peles escuras! Vá com tons de uva, berinjela e vinho: eles realçam ainda mais a cor natural dos lábios das negras. 

✔ As branquinhas podem apostar em qualquer tom. Vinho e vermelhos ficam bem elegantes. Se você tem a pele amarelada, use vermelhos-escuros e terracota. 

✔ O blush deve ser em tons de pêssego e rosado para branquinhas e em tons de marrom para as morenas. 


Truques e segredos que fazem toda a diferença

✔ Quer preparar a pele para destacar o batom escuro? Se for usar durante o dia, passe uma base mais leve e corrija as imperfeições com corretivo. Para sair à noite, aplique um produto de cobertura alta e capriche no contorno e iluminador.
✔ Na hora de passar o batom, faça o contorno da boca antes. Pode fazer com lápis, pincel ou até o próprio bastão. Vai ficar bem mais fácil preencher o restante. 

✔ Se errar, corrija com um cotonete com demaquilante. 

✔ Tem lábios muito finos? Com um lápis específico, faça o contorno ligeiramente maior do que sua boca. Bem pouco, ok? Senão fica artificial. Deixe o lápis esfumado mais claro no centro. Isso também dará a ilusão de que sua boca é maior!

✔ Iluminador na curva na região central do lábio superior valoriza os lábios. 

✔ Vale para quem tem bocas carnudas: faça o contorno um pouco para dentro. A dica da maquiadora é que você tire fotos e olhe bem no espelho antes de sair. “É tudo uma questão de prática”, diz Camila. 

✔ Chega de batom no dente! Após aplicar o produto, coloque seu dedo indicador entre os lábios e puxe, como se estivesse chupando o dedo. O truque garante que você não passe vergonha. 

✔ Para usar no trabalho, use base com cobertura baixa, blush discreto e capriche na máscara de cílios. É a velha história: menos é mais. Será um sucesso na certa! 

✔ Gosta de maquiagem carregada nos olhos? Prefira usar a combinação fatal à noite, em um lugar em que você possa estar supermaquiada. Também tome cuidado com muito blush. Prefira cores mais sóbrias nos olhos, como marrom, preto e cinza.