AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

As águas que salvam seu cabelo!

Brilho e maciez, força e crescimento ou proteção e hidratação? Seja qual for sua necessidade, existe uma água (supernatural) perfeita para os seus fios

Ana Bardella Publicado em 23/08/2017, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As águas que salvam seu cabelo! - iStock
As águas que salvam seu cabelo! - iStock
Não à toa, as águas naturais estão cada vez mais presentes nos cosméticos. A composição delas está cheia de substâncias boas para a saúde e a aparência da pele e dos cabelos. A textura líquida torna o uso fácil e faz com que penetrem melhor nos fios, tornando seu resultado mais potente. Conheça os principais tipos e conquiste o cabelo dos sonhos com estes métodos naturais:

Água termal
“Antes só existiam produtos importados da França, por isso custava caro. Hoje, há águas brasileiras nas prateleiras, que são mais em conta”, indica a dermatologista Larissa Viana. O líquido, que fica em contato com as rochas, é rico em zinco, ferro, manganês e selênio. Ele hidrata e protege os fios, além de diminuir o frizz. Por não conter gordura, vai bem para quem sofre com raiz oleosa, mas todos os tipos de cabelo podem usar. 
Modo de usar: lave o couro cabeludo com xampu e passe condicionador. Enxágue. Seque levemente com uma toalha. Em seguida, borrife a água nos fios úmidos.

Água de arroz
Sim, você leu certo: aquele líquido extraído do arroz depois de deixá-lo de molho na água é precioso demais para, literalmente, ser jogado pelo ralo. A solução? Para quem busca fortalecimento, passá-lo nos cabelos. “Esse é um costume antigo japonês.
O cereal tem ação antioxidante e, por isso, melhora a circulação, estimula o brilho e o crescimento”, explica a dermatologista. Logo, ainda bem, ele pode ser usado pelas cacheadas, lisas, crespas, onduladas... Para testar em casa, basta misturar em uma panela 1 xícara (chá) de arroz com 2 xícaras (chá) de água filtrada. Mexa até que o líquido fique com um tom esbranquiçado. Em seguida, deixe ferver. Coe a água e coloque um recipiente separado. 
Modo de usar: lave os cabelos normalmente com o seu xampu. Com os fios ainda úmidos, aplique a água de arroz da raiz às pontas e deixe agir por cerca de 15 minutos. Depois, volte para o chuveiro, retire completamente e passe o condicionador de sua preferência. 
Dica: o arroz que sobrou pode ser temperado e consumido. Ou seja: desperdício zero!


Água de coco
Queridinha das famosas, o líquido extraído do coco já foi usado por muitas celebridades para embelezar os fios. Isabelle Drummond, Carolina Dieckmann e Yasmin Brunet são algumas das atrizes que entraram para a lista de fãs desse recurso.
“Ela é farta em minerais e tem um pouco da gordura própria do coco. Por isso serve para hidratar, dar brilho e maciez aos cabelos”, garante a dermatologista. Todos os tipos de cabelo se beneficiam com os poderes dessa maravilha! 
Modo de usar: lave os cabelos normalmente. Após enxaguar, passe a água sobre os fios e deixe atuar por 15 minutos. Agora, basta tirar o excesso com o auxílio de uma toalha.


Água micelar para o cabelo? Sim, ela existe!
Em princípio, esse poderoso líquido foi criado em laboratório para remover as impurezas da pele. Livre de óleo, serve tanto
para remover a maquiagem quanto para tonificar o rosto. As versões tradicionais do produto não podem ser usadas nos fios. No entanto, a marca DO.HA Professional lançou uma versão adaptada aos cabelos. A linha dividida em três etapas (xampu, creme e leave-in) fortalece e revitaliza os fios. Os produtos são de uso profissional. Por isso, apesar de o preço de comercialização ser
salgado, o valor real do tratamento varia de acordo com cada salão.