AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Assuma seus cabelos brancos e fique ainda mais linda

Se esse for seu desejo, ensinamos o caminho para deixá-los bonitos, macios e saudáveis

Júlia Arbex Publicado em 11/05/2019, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fios brancos - iStock
Fios brancos - iStock

O fio branco não é doente nem ruim. De acordo com o tricologista João Gabriel Nunes, o branqueamento do cabelo é algo natural que acompanha o envelhecimento do organismo.

“A idade para os primeiros fios brancos aparecerem varia. Nas pessoas mais jovens, entre 20 e 30 anos, pode ocorrer se o cabelo perder a capacidade de produzir melanina e, por isso, vai ficando branco, mais ressecado, rebelde e sem a pigmentação”, explica. 

Pelo ponto de vista racial, segundo a dermatologista e tricologista Joana D’Arc Diniz, nas pessoas brancas, eles se manifestam entre os 35 e 45 anos, nos amarelos, entre os 45 e 55 anos, e nos negros, a partir dos 55 anos.

AMARELADO? AQUI NÃO!
Com a falta de pigmentação, o fio branco tende a ficar amarelado rapidamente, especialmente por conta da exposição ao sol e uso de secador e chapinha sem protetor térmico. 

“Para evitar que isso aconteça, passe leave-in no comprimento e nas pontas diariamente e, a cada 15 dias, passe xampu desamarelador específico”, aconselha Danilo Carvalho, diretor de educação da Yellow Professional.

TENHA PACIÊNCIA
O problema de muitas mulheres que estão passando pela transição é a espera para deixar o cabelo completamente branco. Nesse caso, os especialistas recomendam apostar em um corte curto. 

Não quer mudar o visual? Vá ao cabeleireiro para ele ajustar o tom dos fios gradualmente e, assim, ficarem sempre brilhantes.

DÁ PARA REDUZIR A QUANTIDADE?
Se a causa for uma doença específica ou algum tipo de deficiência de vitamina, o tratamento pode, sim, alcançar alguma melhora.

No entanto, se o fio branco surgir por fatores genéticos ou não identificados, a solução está apenas em usar tinturas permanentes ou semipermanentes.

ROTINA DE CUIDADOS

  • Veja as dicas do Tony Siqueira, hairstylist do Salão Pelle & Capelli Jardim América:
  • Use um xampu de nutrição, indicado para cabelos grossos e rebeldes.
  • Aposte em um condicionador nutritivo à base de água e óleos essenciais.
  • Faça hidratação, pelo menos, uma vez por semana.
  • Utilize xampu “silver” (está escrito na embalagem) uma vez por semana para evitar mechas amareladas.
  • Nada de ficar exposta ao calor e ao sol.
  • Não tem como? Aplique um pouco de protetor térmico para protegeros fios da irradiação solar. Ou, se preferir, use chapéu, lenço ou boné.
  • Mantenha o corte em dia. O legal é ter um curtinho despojado, para realçar o visual.