AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Babosa para o cabelo e a pele

Receitas caseiras com a planta medicinal que pode ser utilizada em diferentes tratamentos estéticos

Júlia Arbex Publicado em 01/08/2018, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Babosa para o cabelo e a pele - iStock
Babosa para o cabelo e a pele - iStock

A aloe vera, popularmente conhecida como babosa, contém 19 aminoácidos essenciais necessários para a formação e estruturação das células e tecidos do cabelo e da pele. Além disso, sua estrutura gelatinosa, rica em polissacarídeos, é capaz de hidratar, estimular a produção de colágeno e tratar problemas da cútis como acne e descamação. A seguir, o farmacêutico homeopata Jamar Tejada esclarece todos os benefícios da poderosa planta medicinal, que pode ser encontrada em lojas naturais e em farmácias de manipulação.

Fios maiores e brilhantes

Por possuir minerais e água, a babosa fortalece todo o fio, tornando-o mais forte e menos quebradiço. Ela também possui enzimas que ajudam a remover as células mortas do couro cabeludo, além de ser uma ótima fonte de hidratação.

Estimule o crescimento
Como usar: triture uma folha de aloe vera e misture com 50 ml de água quente. Lave o cabelo com xampu e condicionador  normalmente, aplique a mistura no comprimento e nas pontas e deixe agir por dez minutos. Depois, enxágue os fios. Faça isso uma vez por semana.

Brilho e maciez sempre
Como usar: para hidratar, misture 1 colher (sopa) de gel de babosa e 2 colheres (sopa) da máscara de sua preferência. Com o cabelo
limpo e molhado, aplique a mistura e massageie – exceto na raiz. Para intensificar a ação, use touca plástica ou de alumínio e deixe agir por meia hora. Enxágue retirando a mistura. Faça uma vez por semana. Os fios estão muito danificados? Hidrate duas vezes.

Atenção: “Não prepare uma quantidade maior de creme para estocar. Por ser um produto natural e sem conservante, pode formar
colônias de bactérias. 

O risco: prejudicar ao invés de ser benéfica. Por isso o preparo deve ser feito minutos antes da aplicação”, aconselha.

Rugas, cuidado!

A planta possui propriedades capazes de estimular a produção de colágeno, substância que mantém a elasticidade da pele. Quando utilizada regularmente, a babosa pode diminuir o grau das rugas e até eliminar marcas de expressão. Ela também é um incrível esfoliante, pois hidrata a pele e fortalece as células mais profundas.

Xô, marcas!
Como usar: aplique uma pequena quantidade de gel de babosa nas regiões do rosto que têm rugas e marcas de expressão, como canto dos olhos e ao redor dos lábios. Massageie cuidadosamente e deixe agir por dez minutos. Remova com água fria e sabão neutro. Faça isso duas vezes por semana.

Limpeza profunda
Como usar: misture 2 colheres (sopa) de gel de babosa com 1 colher (sopa) de açúcar ou bicarbonato de sódio. Passe a mistura no
rosto ou em outras partes mais secas da pele, como cotovelos ou joelhos, por exemplo. Remova com água e sabão neutro. Repita o processo três vezes por semana.

Tem contraindicação?
Crianças, grávidas e lactantes devem evitar. Se não faz parte desses grupos, antes de utilizar a babosa, aplique uma pequena porção do gel no antebraço. Se ocorrer reação alérgica, como coceira e vermelhidão, lave com água corrente e cancele a aplicação.