AnaMaria

Bronzeada e saudável

Chegou a hora de aproveitar a piscina, o mar e o sol. Mas antes de se estender na canga é preciso tomar algumas precauções. Proteger a pele é básico!

Júlia Arbex Publicado em 03/02/2017, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Bronzeada e saudável - Shutterstock
Bronzeada e saudável - Shutterstock
O jeito certo de passar protetor

Segundo Daniel Dziabas, dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e consultor da Netfarma, o ideal é passar uma colher de sopa de filtro solar na parte da frente do tronco, outra colher nas costas e outra em cada braço. Já as pernas precisam de uma colher de sopa do produto em cada parte (da frente e de trás). “Deve ser reaplicado a cada duas horas ou após sair da água. E mesmo que esteja nublado, é muito importante usálo, pois ele previne o envelhecimento precoce e ajuda a evitar o aparecimento de manchas e câncer da pele”, explica.

Quantas colheres de sopa de filtro solar passar:
1 na frente do tronco
1 nas costas
1 em cada braço
2 em cada perna


Horários permitidos
10h - 16h

Os melhores horários para tomar sol: até as 10h e após as 16h. “Porém, mesmo nesses períodos é imprescindível o uso do protetor solar com, no mínimo, FPS 30. Além disso, use chapéu, boné e óculos de sol”, diz o especialista. Parece exagero? Não é!


Cuidados com o rosto

Como a pele do rosto recebe incidência direta do sol, os cuidados devem ser redobrados. Antes de passar o filtro solar, é fundamental higienizar adequadamente o rosto com um sabonete facial adequado para o seu tipo de pele e, em seguida, hidratá-lo. Feito isso, coloque uma colher de chá de protetor no rosto e no pescoço e reaplique-o a cada duas horas.


Bronzeada por mais tempo

Ingira alimentos ricos em betacaroteno durante todo o verão, pois essa substância preserva a saúde da pele. São eles: cenoura, batata-doce, abóbora, mamão, manga, pêssego, espinafre, brócolis e couve. Eles ajudam muito!

Passe creme hidratante diariamente, logo após o banho.
Use sabonete neutro e não esfregue a bucha no corpo.
Diminua a temperatura do seu chuveiro. A água quente resseca a pele.
Beba cerca de 2 litros de água por dia.
Descascou? Utilize cremes ou pomadas capazes de proteger a pele que está se regenerando.