AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Cabelo loiro, lindo e saudável: damos as melhores dicas

Para ficar com o cabelo bonito e manter a cor durante todas as estações, siga nossos toques

Júlia Arbex Publicado em 04/05/2019, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cabelos loiros - iStock
Cabelos loiros - iStock

Cabelo tingido de loiro ou com luzes é bonito? É! Mas quem tem sabe que, depois de um tempo (e não precisa ser muito) sem ir ao salão para pintar de novo, os fios desbotam e passam a ter uma coloração alaranjada ou amarelada, semelhante à da gema do ovo.

Conversamos com especialistas e eles explicaram os motivos de isso acontecer e ensinaram como manter as madeixas loiras sempre bonitas. Além disso, saiba quais os produtos que prometem fazer a diferença no visual!

FIOS DESCOLORIDOS
É preciso cuidar bem do cabelo loiro descolorido porque ele sofreu o processo de despigmentação. “Os fios passaram por um processo químico que muda sua estrutura e, se você não repõe o que foi retirado no processo de descoloração, o cabelo fica fraco, seco e sem brilho”, explica Wesley Nobrega, hairsylist do Allummê by Wesley Nóbrega (SP).

ATENÇÃO REDOBRADA
“O processo de descoloração deixa o cabelo mais frágil para retirar os pigmentos. Quando exposto ao sol, secador ou chapinha, ele perde água e, consequentemente, maciez e brilho. Por isso, use protetor térmico sempre que for secá-lo. Foi para a piscina? Além de lavar com água morna (quase fria), use produtos com a função de remover os resíduos do cloro
(complexo anticloro)”, aconselha o especialista.

QUEM TINGE PODE FAZER PROGRESSIVA?
“Sim, as químicas são compatíveis. Mas o ideal é esperar uma semana para fazer a coloração depois que fizer a progressiva”, afirma o visagista Andy Vitiello.

POR QUE FICA AMARELADO?
De acordo com Ivana Carneiro e Natan Junior, do Studio Sonia Nesi (RJ), o amarelado nos cabelos acontece por diversos fatores. Lavar excessivamente, entrar na piscina com cloro e ficar muito exposta ao sol são os principais responsáveis pela alteração do tom. “Quando isso acontecer, o ideal é utilizar o desamarelador de duas a três vezes por semana para neutralizar a cor. E também procure hidratar os fios semanalmente, usar leave-in com proteção térmica e fazer manutenção periódica dos cabelos”, afirma Adalton Mendes, hairstylist do Jacques Janine Moema (SP).

LOIRO DOS SONHOS

  • Utilize produtos sem sulfato e parabenos (está escrito na embalagem se tem) para manter a integridade do fio depois da descoloração. 
  • Faça hidratação pelo menos uma vez por semana, especialmente logo após o processo de descoloração. O procedimento é feito para reter o máximo de água dentro dos fios, trazendo suavidade, maciez e movimento. 
  • Também procure fazer nutrição uma vez por semana. Responsável pela reposição de lipídios, que são fundamentais para manter os cabelos saudáveis e com brilho, o processo elimina as pontas duplas. Aplique o tratamento no comprimento e pontas, longe da raiz. 
  • Procure no rótulo: óleos, manteiga de karité, cacau e ceras vegetais. 
  • Recorra à reconstrução quinzenalmente. Essa técnica ajuda a repor massa capilar, que é eliminada por procedimentos químicos, como alisamentos ou uso constante de calor. “Mas, se feita em excesso, pode deixar o cabelo quebradiço e rígido, viu?”, diz Wlady Afonso, do centro de estética Pin Up (SP).
  • Invista em produtos com proteção solar.