AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Cabelo murcho? Veja 10 truques para adicionar volume aos fios

Existem diversas maneiras fáceis, rápidas e que podem ser incorporadas em sua rotina de cuidados diária

Da Redação Publicado em 26/01/2019, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fique linda com essas dicas - iStock
Fique linda com essas dicas - iStock

O sonho de consumo de grande parte das pessoas é ter cabelos grossos, sedosos e com volume. No entanto, nem todos têm essa sorte e cabelos sem volume costumam ser a principal reclamação de quem tem fios finos.  

Isso porque este tipo de cabelo tende a ficar escorrido e sem forma, além de dar trabalho para quem quer apostar em um penteado mais elaborado para uma festa ou evento especial. 

Mas, para quem sofre com este problema, existem diversas maneiras fáceis, rápidas e que podem ser incorporadas em sua rotina de cuidados diária para adicionar volume às madeixas. 

Para ajudar você, AnaMaria conversou com Carla Gonçalves, hairdresser do LeFil Beauty, e mostra alguns cuidados. Confira!

- Escolha o shampoo certo
Não usar o produto certo é um dos fatores mais prejudiciais para os seus fios. Se você tem cabelos finos e utiliza produtos pesados, eles tendem a ficar com menos volume. Por isso, evite shampoos que contenham silicones, já que estes favorecem o aparecimento de gordura e oleosidade, e prefira shampoos neutros, específicos para cabelos finos ou formulados especialmente para conferir volume.

- Opte por um condicionador leve
“Os condicionadores e máscaras de hidratação podem ser ainda piores que os shampoos para os cabelos finos, pois são mais prováveis de deixarem os fios pesados. Então evite produtos que estejam rotulados como ‘ricamente hidratantes’ ou ‘alisadores’, pois eles contêm óleos que vão pesar em seus fios, fazendo com que percam o volume. Assim como os shampoos, fuja dos condicionadores que contêm silicone e prefira os formulados especialmente para cabelos finos”, explica a profissional.

- Aplique um leave-in após a lavagem
Após o banho, o ideal é usar um leave-in específico para cabelos finos. Para isso, retire a umidade dos cabelos e aplique o produto do comprimento dos fios até as pontas. "O leave-in vai auxiliar a conferir volume ao cabelo, principalmente em quem tem cabelo cacheado, pois também ajuda a formar o cacho. Mas cuidado para não exagerar no uso do produto, pois, além de deixar o cabelo com aspecto oleoso, o produto fará com que os fios fiquem pesados e, consequentemente, sem volume”, aponta Carla.

- Lave os cabelos em dias alternados
“Por serem mais oleosos, o ideal é lavar os cabelos finos em dias alternados, usando shampoo neutro e dispensando o condicionador, já que o leave-in usado após o banho já será o suficiente para hidratar o cabelo da maneira que ele precisa, mas sem deixá-lo pesado.  Porém, se seus cabelos embaraçam facilmente não tem como dispensar o condicionador. Neste caso, aplique-o apenas no comprimento do fio, preservando a raiz.”

- Use um shampoo antirresíduos
O acúmulo de produtos pode pesar o cabelo e fazer com que pareça reto e sem vida. Por isso, uma vez por semana é importante que você faça uso de um bom shampoo antirresíduo, já que o produto realiza uma limpeza profunda nos fios, removendo os resíduos de cremes de cabelo, poluição e oleosidade e deixando os fios totalmente limpos. Mas é fundamental que você utilize este tipo de shampoo apenas uma vez por semana, já que seu uso constante e em excesso remove proteínas importantes para o fio.

- Cuidado com a temperatura da água
“A água quente retira a oleosidade dos fios, mas também faz com que o couro cabeludo produza mais oleosidade, tornando os fios pesados. Além disso, lavar os cabelos com água quente dilata a fibra capilar e faz com que o cabelo perca água e fique com frizz, o que, a longo prazo, pode deixar os fios frágeis e secos. O ideal então é usar água morna e realizar um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio.”

- Seque os fios corretamente
Para quem tem cabelos finos e enrolados, o ideal é secar com a toalha, começando pela raiz e indo para as pontas, já que o secador pode tirar o volume natural dos cachos. Porém, se você prefere o secador, a lógica é a mesma.  “Comece pela raiz e termine secando as pontas, mas evite usar escovas, pois a tração deixa os cabelos mais oleosos e pesados, e cuidado para não usar o secador muito quente para não danificar os fios. Além disso, lembre-se de sempre retirar a umidade em excesso com uma toalha antes de usar o secador”, comenta Carla. 

“Se você quiser dar um volume extra as madeixas, uma dica é secar os fios com a cabeça inclinada para baixo ou então no sentido contrário ao qual você está acostumado a pentear seus cabelos. Quando terminar, você vai perceber um volume imediato nos seus fios.”

- Atenção ao pentear
O primeiro cuidado é com relação a escolha da escova. Prefira sempre escovas com cerdas naturais e pentes de madeira, pois estes causam menos tração nos fios e separam mechas maiores de cabelos, ajudando a dar volume aos fios. Mas para fixar o penteado fique longe de finalizadores com fixação forte e muito pastosos, pois eles vão tornar seus fios pesados e sem volume. 

“No lugar, opte por pomadas masculinas, que geralmente são mais suaves, pomadas em pó, que ajudam a reduzir a oleosidade da raiz e tornar os fios mais leves, sprays fixadores ou mousses. Independente de qual você for usar, o ideal é aplicar apenas próximo a raiz para não pesar as pontas. Mas cuidado com os exageros, já que, quanto mais produtos nos fios, mais pesados eles ficarão”, destaca a cabeleireira.

- Visite o cabeleireiro regularmente
Se você tem cabelos muito finos e sem volume, o ideal é não os deixar muito longos, pois isso fará com que fiquem pesados. O recomendado então é cortá-los com frequência, de preferência sempre na altura dos ombros, para manter os fios estruturados. “Uma boa dica é pedir para seu cabeleireiro um corte em camadas, já que estas vão adicionar uma textura instantânea aos seus cabelos. Outra opção é adicionar cores aos fios. Um ou dois tons sutis já são capazes de conferir um aspecto volumoso aos cabelos”, finaliza Carla.